Tratamento acústico para Indústrias

O mercado cada vez mais exigente exige alta performance nos projetos de isolamento acústico e tratamento acústico para Indústrias e Construção civil.

O ambiente industrial pode apresentar um excesso de ruído muito prejudicial.

Nas indústrias, apenas a absorção acústica pode não ser suficiente devido à grande quantidade de ruído emitida pelas máquinas e que atingem diretamente o operador.

De uma forma geral, o tratamento acústico correto para as indústrias visa diminuir os ruídos prejudiciais do ambiente. As principais formas de obter a redução de ruídos em indústrias é através de:

  • enclausuramento total ou parcial das máquinas;
  • uso de silenciadores;
  • equipamentos de segurança acústica para os trabalhadores.

A melhor solução para o tratamento acústico em indústrias é enclausurar através de cabinas acústicas, as máquinas com ruído excessivo. A utilização de cabines acústicas para  reduzir o ruído excessivo em indústrias deve levar em conta, além da redução do ruído, a ventilação apropriada e facilidade de manutenção.

As cabinas acústicas são elaboradas através de projeto, visando a máxima eficiência e o menor custo e podem ser usadas em qualquer máquina, como compressores, prensas, exaustores e geradores de eletricidade.

Em alguns casos, o ruído se propaga por tubulações, como é o caso dos escapamentos nos geradores de eletricidade.

Em situações como essa, um bom tratamento acústico para indústria deverá incluir também a instalação de um atenuador de ruído na extremidade das tubulações para a devida isolação acústica.
TOP