Tratamento acústico de home office garante melhor desempenho e bem estar

por / quarta-feira, 13 setembro 2017 / Publicado em Espuma acústica, Informações Acústicas, Isolamento acústico, Lã de rocha, Lã de vidro
home office

O trabalho em casa exige diversas adaptações para garantir produtividade com conforto e bem-estar. Além de fatores como iluminação e móveis, é necessário pensar em um bom isolamento acústico.

Trabalhar no conforto do lar nunca esteve tão em alta como agora. A crise econômica, que provocou o aumento do desemprego nos últimos dois anos, foi o estopim para que muitos brasileiros enxergassem novas oportunidades para trabalhar de forma autônoma. Assim, além do aumento de empreendedores “tradicionais” que buscam uma loja ou sala comercial para iniciar seu próprio negócio, houve o crescimento de profissionais que decidiram trabalhar em casa, seja prestando serviços para outras empresas ou desenvolvendo seus próprios projetos.

Se nos Estados Unidos o home office já se tornou uma tendência irreversível, com 88% das empresas adotando políticas estruturadas para essa modalidade de trabalho, no Brasil o avanço tem sido mais conservador, com 36% das empresas permitindo o expediente à distância.

Porém, a expectativa é de que, em poucos anos, os números sejam semelhantes ao dos EUA. Conforme indicam pesquisas da Citrix, pelo menos 80% das empresas devem oferecer a seus colaboradores alguma opção de trabalho remoto até 2020. Essa projeção foi feita com base nas respostas de 1.900 gestores em 19 países, incluindo o Brasil.

home office

Dicas para montar o seu home office

A criação de um espaço exclusivo para a rotina de trabalho em casa é fundamental para garantir a concentração e o bem-estar do profissional. Inclusive, diversos especialistas em psicologia laboral apontam que não é saudável trabalhar no mesmo local de descanso noturno ou das refeições, por exemplo.

Isto porque a mente necessita de referências espaciais para “ativar” determinadas habilidades como criatividade e atenção, sendo que os cômodos da casa reservados a outras atividades podem interferir negativamente na produtividade. Assim, o ideal é separar um ambiente apenas para trabalhar e equipá-lo com todos os elementos necessários ao silêncio, disciplina e inspiração.

Detalhes que devem ser considerados no planejamento do home office

Para garantir produtividade aliada ao bem-estar na rotina de trabalho em casa, é importante estar atento a outros fatores. Veja algumas dicas:

  • Monte seu escritório próximo a uma ampla janela para favorecer a entrada de luz natural. Os raios solares ajudam a evitar a sensação de sono e estimulam o estado de alerta;
  • Tenha um espaço confortável para momentos de pausa e café. Lembre-se de que trabalhar por longos períodos sem descanso é extremamente prejudicial à saúde;
  • Invista em móveis ergonômicos que evitam problemas de postura, acúmulo de tensão e má circulação.

Conforto acústico no home office

Dependendo do tipo de trabalho exercido, o silêncio é fundamental para a concentração. Mesmo pessoas que lidam melhor com o barulho precisam de um mínimo de paz para cumprir suas tarefas. No sentido de garantir o mínimo de silêncio, o mais indicado é realizar um tratamento acústico nas paredes do ambiente que será reservado ao trabalho. Conforme indicam referências em engenharia acústica, as paredes comuns permitem que o som atravesse de um lado a outro do ambiente, sendo que a única forma de atenuar o barulho é utilizando algum material que absorva as onda sonoras.

Para tanto, o mercado especializado oferece alternativas de revestimentos acústicos como lã de rocha, lã de vidro e amplispuma.

tratamento acustico home office

Escolhendo o melhor revestimento acústico para home office

Cada solução de revestimento acústico possui características específicas que determinam seu desempenho de acordo com o nível de ruídos.

A lã de vidro, por exemplo, é fabricada por meio de cristais de sílica,sódio e resinas sintéticas que, após transformados em alto forno, conseguem isolar até 48 dB. Já a lã de rocha é criada a partir de rochas basálticas e minerais que são capazes de isolar até 60 dB. Ambas podem ser usadas no miolo de divisórias e alvenarias, em forros e coberturas, no interior de paredes drywall e contrapisos acústicos.

A espuma acústica, por sua vez, é um composto de alto desempenho tanto feito a base de poliuretano poliéster flexível auto extinguível (anti-chama), indicada para a absorção de ruídos como também para o controle da reverberação e normalmente é aplicada de forma aparente sobre paredes e tetos.

A escolha do melhor material para o tratamento acústico de um home office dependerá dos seguintes fatores:

Localização da casa

Se a residência for localizada próxima a uma avenida movimentada, bares, aeroportos ou vizinhança barulhenta, é necessário um revestimento com alta capacidade de absorção sonora. No entanto, se a casa for localizada em um bairro tranquilo, com pouco ruído excessivo, um revestimento simples é suficiente.

Atividade exercida

Trabalhos como arquitetura, design gráfico, escrita e tecnologia da informação demandam um revestimento intermediário que elimine apenas os ruídos indesejáveis. Já os trabalhos como edição de vídeos e composição musical podem requerer um isolamento mais robusto para garantir não apenas o bloqueio dos barulhos externos, mas também a qualidade do som interno, com eliminação de ecos e ruídos de fundo.

Principalmente em situações que demandam um maior nível de silêncio, para que um isolamento acústico seja efetivo, além dos revestimentos, é fundamental verificar outras possíveis falhas que possibilitam a passagem de ar (e consequentemente de ruido) de um ambiente ao outro.

Se você quer isolar acusticamente o espaço de trabalho na sua casa, não esqueça de verificar portas, janelas e ar condicionado, sob pena do isolamento acústico não ser tão efetivo.

Deixe uma resposta

TOP