Tratamento acústico busca diminuir reverberação e eco em espaços de lazer

por / quarta-feira, 12 julho 2017 / Publicado em Informações Acústicas, Tratamentos acústicos
tratamenot acustico casa de shows

Projetos de tratamento acústico visam diminuir efeitos sonoros indesejáveis que prejudicam a experiência do público em casas de shows, restaurantes teatros e cinemas.

Em meio à rotina cada vez mais corrida em que nos acostumamos a viver, os momentos para entretenimento e lazer se tornam cada vez mais fundamentais. São aliados da manutenção da boa saúde. Por isso, quem procura espaços públicos de lazer como casas de shows, teatros e cinemas quer aproveitar ao máximo e se divertir. Mas, quando o ambiente não fornece a melhor qualidade acústica, a experiência se torna a mais desagradável possível.

Imagine investir tempo e dinheiro para sair de casa, em busca de um bom espetáculo, mas não conseguir distinguir o que está sendo falado/interpretado/cantado? Em vez de lazer, só aquela série de “sons embolados”, ininteligíveis, que tiram o interesse do público em vez de aproximá-lo do espetáculo. Essa situação acaba sendo comum, mas não deveria, pois diminuir reverberação e eco, grandes inimigos neste caso, deveria ser prioridade para quem administra espaços de lazer.

tratamenot acustico casa de shows

Entendendo conceitos para diminuir reverberação e eco

É importante ter em mente as diferenças entre reverberação e eco, dois efeitos acústicos que podem prejudicar a experiência em espaços públicos de lazer.

Mais simples de entender, o eco é o reflexo do som que o público consegue distinguir do original. Já na reverberação, o intervalo de tempo é insuficiente para o ouvido humano assimilar o som refletido em superfícies incapazes de atenuar esse efeito. Além de dificultar a compreensão do público para o que deveria ser ouvido de forma mais cristalina possível, prejudica a saúde, com efeitos nocivos como dor de cabeça e problemas de audição.

Esses dois efeitos ocorrem quando as superfícies acústicas de um determinado local não têm superfícies com materiais adequados para absorção sonora, que permitem corrigir os problemas e trazer maior qualidade ao espetáculo.

Um bom exemplo para diminuir reverberação e eco

Preocupação cada vez maior de empreendedores preocupados em trazer conforto acústico ao público, a diminuição de reverberação e eco merece atenção especial. Em muitos casos, quando os problemas são detectados, com um projeto de tratamento acústico é possível fazer adequações no local que venham a solucionar os principais problemas.

Mas o mais indicado é que, desde a concepção do projeto, o tratamento acústico do ambiente seja planejado e executado. E um bom exemplo neste sentido vem da Alemanha. Inaugurada em janeiro deste ano, a Elbphilharmonie Concert Hall, casa de shows de Hamburgo, carrega a pompa de se autointitular a primeira acusticamente perfeita do mundo. A capacidade é para mais de 2 mil pessoas sentadas.

Para conseguir isso, 10 mil painéis acústicos foram distribuídos pelas paredes e telhado da estrutura, de forma a balancear a reverberação quando as ondas sonoras batem nessas estruturas. Os painéis de fibra de gesso em diferentes formas foram a solução encontrada para criar uma acústica ideal.

casa de shows com acustica perfeitaElbphilharmonie Concert Hall

Tratamento acústico minimiza a reflexão das ondas sonoras

A reflexão do som nas superfícies é fundamental para proporcionar boa audibilidade em auditórios e recintos. Por outro lado, para controlar o espalhamento do som, as superfícies precisam ser tratadas de tal modo que reduzam a energia sonora refletida. Dessa forma, a parte da onda que não for absorvida ou transmitida, será refletida de volta para o recinto. O tratamento acústico é capaz de diminuir ou eliminar o nível de reverberação para melhorar o nível de inteligibilidade em diferentes ambientes.

Tendo como base um projeto acústico adequado para o seu espaço público de lazer, um dos passos seguintes é escolher os produtos ideais. Ninguém melhor que um especialista no assunto para definir isso. Ele levará em conta as características do espaço para saber qual o nível de absorção necessária e definir as soluções e materiais adequados.

Investir em um projeto de tratamento acústico é fundamental para proporcionar uma ótima experiência aos frequentadores. Com bons profissionais e tantas alternativas à disposição, só perde clientes em função de péssima qualidade acústica quem não se precaver.

Deixe uma resposta

TOP