Soluções acústicas reduzem barulho de animais em clínicas veterinárias e pet shops

por / quinta-feira, 09 junho 2016 / Publicado em Tratamentos acústicos

Para garantir um ambiente saudável para os funcionários e um bom relacionamento com vizinhos, as clínicas veterinárias e pet shops devem investir em tratamentos acústicos para controlar o barulho, além de proporcionar mais saúde e bem-estar também para os animais.

Eles são fofos e têm olhar doce, mas, não tem jeito, fazem barulho. Se um cachorro já é capaz de tirar o sono dos moradores de um condomínio, imagina quando dez, vinte e até mais cães são colocados em um único espaço.

cachorros-idade-foto

As clínicas veterinárias, sejam elas aquelas que oferecem banho e tosa ou que também disponibilizam o serviço de hotel e day care, são espaços onde há muito barulho, e é preciso ter alguns cuidados para proporcionar um ambiente saudável, tanto para os cães, quanto para os profissionais e vizinhos.

Estrutura das clínicas veterinárias exige tratamento acústico

Uma clínica veterinária têm vários espaços planejados para melhor atender os donos e seus cães. Além da recepção, por onde os pets chegam, ainda têm os consultórios, as salas cirúrgicas, os espaços para os banhos, de tosa e para as gaiolas, nas quais eles ficam esperando os donos irem buscá-los ou até mesmo “hospitalizados” em caso de cirurgia, por exemplo.

clinica veterinaria

A semelhança entre todos esses ambientes é a grande quantidade de cães que circulam e dividem o mesmo espaço, e que, claro, latem, e muito. Por ser um local desconhecido, alguns pets podem se sentir ameaçados, e, já na entrada da clínica, começam a latir e chorar. Como a recepção é um ambiente que leva aos outros, se o espaço não tiver tratamento adequado para o isolamento acústico, todo o resto da clínica será afetado: cães em consulta vão ficar estressados, os que estão tomando banho e sendo tosados começam a se agitar e aqueles que aguardam nas gaiolas também vão responder aos latidos.

O resultado é um ambiente caótico para os clientes e também para os profissionais expostos ao estresse gerado pelo excesso de barulho.

Como aplicar as soluções acústicas nesses ambientes

Para proporcionar maior conforto ao público interno e externo, as clínicas veterinárias e pet shops devem investir em soluções acústicas para garantir ambientes isolados e com controle de barulho.

O ideal é que os ambientes recebam o tratamento ainda na fase inicial do projeto, dessa forma, pode-se planejar o uso de materiais acústicos, como a lã de rocha, que proporciona maior absorção do barulho impedindo a invasão de outros espaços.

O que costuma acontecer é que clínicas veterinárias e pet shops comecem a funcionar em salas e espaços já construídos, o que faz com que as obras se tornem quase inviáveis dificultando o funcionamento do negócio. Nesses casos, outras soluções podem ser adotadas para minimizar o excesso de barulho nos ambientes e a passagem dele de um espaço para outro.

Nas cabines, por exemplo, o ideal é usar vidros acústicos, dessa forma, os cães que estão tomando banho não se estressam por conta dos latidos. As salas onde ficam as gaiolas também podem ser isoladas com portas acústicas para que os funcionários que estejam na recepção e nos demais consultórios não fiquem expostos ao barulho excessivo.

tratamento acustico clinicas veterinarias e pet shops

Na hora de planejar soluções acústicas para a sua clínica veterinária ou pet shop, conte com uma empresa especializada na área, e que vai garantir os melhores resultados para o seu negócio.

Deixe uma resposta

TOP