Restaurantes e bares devem investir em conforto acústico para reter clientes

por / segunda-feira, 22 junho 2015 / Publicado em Tratamentos acústicos

A falta de um tratamento acústico adequado em restaurantes e casas noturnas pode gerar muito barulho e causar desconforto nos clientes.

O ambiente interno de um restaurante pode se tornar um lugar muito barulhento, o que acaba espantando clientes e reduzindo o faturamento.

A conversa entre clientes, aliada ao estalar de pratos na cozinha, barulho de copos no bar, música e outros ruídos internos e externos são fatores que podem gerar grande desconforto nos clientes de bares e restaurantes.

Isso se torna ainda mais intolerável em um ambiente muito reverberante, situação comum em diversos estabelecimentos que atuam no segmento de gastronomia ou casas noturnas.

tratamento acustico bares e restaurantes

Tratamento acústico em restaurantes e bares

A falta de um tratamento acústico adequado faz com que o som interno reflita nas superfícies, tornando a reverberação excessiva. Com isso, em uma conversa, as pessoas acabam aumentando o tom da voz em razão ao ruído do ambiente para serem ouvidas.

Para tentar diminuir esse problema é comum alguns estabelecimentos tentarem minimizar o problema com a música, gerando ainda mais ruído o que acaba causando mais estresse em algumas pessoas.

Um tratamento acústico adequado no ambiente pode facilitar a conversa entre amigos, a música pode ficar em um volume agradável e o ambiente pode se tornar agradável.

O isolamento acústico permite reduzir a troca de sons entre dois ambientes, impedindo, por exemplo que o barulho da rua ou da cozinha invada o salão do restaurante. O sistema é composto basicamente por placas de PVC ou gesso intercaladas por elementos de lã mineral, vidro ou chumbo. A espuma acústica é o material mais utilizado para contornar problemas de reverberação por ser fácil de ser instalado e pelo baixo preço.

Outras formas de diminuir o ruído interno em restaurantes ou bares é a utilização de quadros na parede para abafar o som, tecidos grossos, no revestimento dos estofados nas cadeiras, além de espumas ou borrachas nos pés das mesas para evitar o som do atrito com o chão.

Deixe uma resposta

TOP