A importância dos projetos acústicos no planejamento urbano das cidades

por / quarta-feira, 03 junho 2015 / Publicado em Destaques, Isolamento acústico, Projeto isolação acústica, Tratamentos acústicos

Nos dias altamente estressantes em que vivemos, o silêncio deve ser compreendido como um direito de todos nós cidadãos. Por isso, é necessário que projetistas e o poder público pensem em projetos acústicos para o planejamento urbano do país.

A poluição sonora e ruídos urbanos são dilemas que atingem principalmente as grandes metrópoles do Brasil, devido aos ruídos que afetam o bem estar e a qualidade de vida da comunidade, e são causados pela infra estrutura dos transportes, ferrovias, aeroportos, rodovias e metrôs.

Para a diminuir esses ruídos prejudiciais a qualidade de vida dos cidadãos brasileiros, requer que estudos de impacto sonoro de edificações industriais, comerciais, corporativas, habitacionais, e do setor de entretenimento, como bares e restaurantes, entre outras atividades, sejam feitos para identificar a necessidade de medidas de redução de ruído, tanto na fase de projeto como de obras em uso das construções.

metro

Segundo pesquisa, o Brasil está bastante atrasado em relação ao combate à poluição sonora, se comparado aos países da Europa e mesmo aos da América Latina. E de acordo com o presidente da Associação brasileira de Qualidade Acústica, Davi Akkerman, é necessário criar uma metodologia para a elaboração de mapas de ruídos das cidades brasileiras.

O planejamento e ordenamento urbano pelo poder público, deve feito com vistas à redução e gestão de ruído nas cidades, assim como tomar decisões sobre estratégias sobre zoneamento, com identificação de áreas prioritárias para redução de ruídos e preservação de zonas com níveis sonoros apropriados.

Na capital de São Paulo, a Secretaria do Verde e Meio Ambiente passaram a exigir estudos de impacto ambiental de ruído para ferrovias, estádios e rodovias. É preciso que seja cobrado também das prefeituras das demais cidades brasileiras, metodologias e parâmetros para gestão de ruído ambiental e diminuição da poluição sonora no país, para fiscalizar e orientar a sociedade civil dos impactos que os ruídos causam no bem estar da comunidade.

Para saber como executar um projeto acústico eficiente tanto nas edificações de comércio ou indústria, quanto para melhorar a acústica do ambiente em uso interno nas construções, conte com a ajuda de uma empresa especializada em projetos de isolamento e tratamento acústico.  

Deixe uma resposta

TOP