Principais materiais utilizados para isolamento acústico de prédios residenciais e comerciais

por / quarta-feira, 20 novembro 2013 / Publicado em Isolamento acústico

Atualmente, arquitetos, engenheiros e designers de interiores deixam de utilizar determinados tipos de materiais, principalmente para pisos e paredes em apartamentos e projetos corporativos (como escritórios e restaurantes) em função do incômodo barulho dos saltos.

Os principais materiais empregados por empresas de construção civil já possuem certo nível de isolamento acústico, nem sempre suficiente para garantir a atenuação de ruídos.

Materiais para isolamento acústico

Os materiais de vedação de uso mais comum na construção civil que proporcionam um nível de isolamento acústico razoavelmente bom para uso comum são os blocos cerâmicos, os blocos de concreto, os blocos de sílico calcário, amadeira e o vidro.

A escolha e a maneira da disposição do material podem variar se o objetivo é corrigir, reduzir ou eliminar o ruído. Para corrigir o tempo de reverberação do som o mais comum é rechear forros com lãs minerais, lã de rocha e lã de vidro.

Para o revestimento acústico com uma grande atenuação de ruídos, existem materiais mais específicos.

Esses materiais têm a função de isolar acusticamente diferentes ambientes e, muitas vezes, esses materiais também possuem algumas vantagens térmicas. Entre eles estão a lã de vidro, a lã de rocha, a vermiculita; espumas elastoméricas, fibra mineral e a fibra de coco, entre outros.

Deixe uma resposta

TOP