Como é feito o isolamento acústico No ratings yet.

por / quarta-feira, 18 junho 2014 / Publicado em Isolamento acústico

Isolamento acústico é o método utilizado para reduzir a entrada e a saída de sons indesejados em um ambiente.

Além de atuar em paredes, piso e forro, o isolamento acústico deve incluir também portas, janelas e dutos que permitam a entrada de ar, como ar condicionado, pois estas partes permitem o vazamento de som indesejado. Basicamente, onde passa ar, passa som.isolamento acústico

Na hora de planejar o projeto de isolamento acústico, é importante conhecer e entender os diferentes tipos de ruídos. Existem dois principais: o aéreo, aquele que atravessa portas, janelas, piso, parede e laje, por exemplo, uma televisão ou uma conversa entre duas pessoas; e o estrutural, aquele que vibra a construção, principalmente causados por impactos ou baixas frequências, como portas batendo, móveis sendo arrastados, caminhadas com salto alto nos andares de cima e até mesmo veículos pesados que passam na rua.

Em cada caso, é importante avaliar o tipo de construção, para saber qual é o isolamento acústico atual das paredes, portas, janelas, etc.; o tipo do ruído, em intensidade e frequência, para saber como e quanto isolar; a ligação entre as construções, em apartamentos ou casas geminadas por exemplo; e o peso máximo do material que pode ser utilizado na construção. Por isso, é importante contratar uma empresa especializada para encontrar a solução adequada a sua necessidade.

Uma vez feito o isolamento acústico, é necessários evitar reflexões excessivas.

isolamento acústico sala

Se o espaço reverbera muito, como salas grandes ou vazias, é preciso criar um controle de reverberação. Ao mesmo tempo, não se pode abafar a sala ao ponto de deixá-la sem brilho.O som deve ser o mais natural possível, suficientemente vivo e sem excesso de reflexões.

O controle de reverberação é feito por materiais absorventes como espumas acústicas, jateamente de celulose, lã de vidro ou de rocha, cortinas grossas, carpete. A maioria dos materiais não absorve igualmente todo o espectro. O mais difícil costuma ser a absorção de sons graves, que devem ser trabalhados nos cantos da sala. Também é importante destacar que estes produtos costumam ser altamente inflamáveis, então o ideal é sempre trabalhar com os que tenham controle de chama.

 

Please rate this

Deixe uma resposta

TOP