ISOLAMENTO ACÚSTICO: OS COLABORADORES DE SUA EMPRESA PODEM PRODUZIR MELHOR?

por / quinta-feira, 06 agosto 2015 / Publicado em Isolamento acústico

Ecoa no cenário mundial um novo modelo de escritório, voltado a promover a maior interação possível entre as pessoas e, por meio disso, aguçar a criatividade e o comprometimento das equipes de colaboradores.

Essa abordagem descolada, na maioria das vezes, atende a necessidade de uma boa parcela dos jovens que valoriza a interação mais do que qualquer outra coisa. No entanto, o que pouco se ouve em meio de todo esse barulho, é a voz daqueles que possuem seu desempenho ligado diretamente à concentração. Pense você: um ambiente cheio de ruídos faz você produzir mais que um ambiente silencioso?

amplitude

Introvertidos: as mentes por trás das grandes invenções

Cumprir a jornada de trabalho instalado em uma boa sala é o sonho de muitas pessoas. Foi o que a pesquisadora americana Susan Cain pensou ao defender o discurso do seu livro “Quiet: The Power of Introverts in a World That Can’t Stop Talking”. O estudo de cinco anos sobre introversão no ambiente de trabalho demonstra que muitas pessoas ainda precisam de uma boa e silenciosa sala para produzir bem e com qualidade. O próprio Steve Wozniak, nada menos que o co-criador da Apple, admitiu em entrevistas que as madrugadas solitárias em sua garagem foram fundamentais para que ele inventasse o primeiro computador pessoal da história.

Projetistas: salas ainda contemplam os melhores conceitos

Outro defensor das quatro paredes é o projetista Robert Propst, da conceituada Herman Miller – empresa que possui escritórios de soluções contemporâneas de interiores e ambientes que vão desde o empresarial ao hospitalar. Miller usa o termo “insanidade monolítica” ao fazer referências sobre  novos ambientes de trabalho. Alguns dos principais problemas dos ambientes abertos são o aumento da pressão, das relações de conflito e da rotatividade de pessoas, segundo Vinesh Oommen, da Universidade de Queensland, no Asia-Pacific Journal of Health Management.

Pixar: berço de criatividade e de respeito às diferenças

É impossível falar em criatividade e inovação e não citar a Pixar. Responsável por 8 entre 10 das animações mais lembradas do cinema mundial, a produtora trabalha com o conceito de escritórios flexíveis, conciliando salas abertas e salas fechadas em seu prédio, localizado em Emeryville, Califórnia. As sessões de brainstorming, responsáveis pelas ideias inovadoras das produções, ainda são muito valorizadas e reúnem um quórum suficiente para criar mega-produções que enchem salas de cinema em todo o mundo.

Ofereça conforto às mentes brilhantes

Se você chegou até aqui, deve ter imaginado como pode ser triste perder alguém competente de sua equipe por não oferecer conforto para ela produzir, certo? A boa notícia é que um projeto de isolamento acústico não é nada de outro mundo e pode resolver os problemas de troca de sons entre dois ambientes (aquela sala de conversas com decibéis irritantes e o escritório digno de templo budista) e, quem sabe, fazer aquele colaborador tímido se transformar no funcionário do mês.

Pense nisso!

Deixe uma resposta

TOP