Dicas de revestimento acústico para festas

por / quarta-feira, 13 maio 2015 / Publicado em Isolamento acústico, Tratamentos acústicos, Variedades

O revestimento acústico de uma festa pode ser feito com materiais leves e porosos que contenham grande capacidade de absorção, tais como espuma, tecido ou carpet.

party

Alguns cuidados simples podem ajudar, como por exemplo, quanto maior a proximidade das caixas de som com o público, menor será a necessidade de aumentar o volume do equipamento. Além disso, o público abafará grande parte do som emitido pela fonte sonora.

Propagação dos sons nos ambientes

ondas9É importante ressaltar também que o som se propaga em linha reta em todas as direções, as caixas de som devem ser posicionadas e orientadas de forma a minimizar o vazamento do som.

Entretanto, seja uma instalação fixa ou apenas para um evento curto (um dia ou poucos dias), uma regra importante e muitas vezes esquecida é que as caixas devem estar sempre viradas para o público, nunca para paredes e outras superfícies lisas, onde só vão gerar mais reflexões.

Revestimento acústico e Isolamento acústico

espuma-acusticaO revestimento acústico do ambiente pode ser feito com materiais leves e porosos, com grande capacidade de absorção, tais como espumas, tecido ou carpete, e por contraste com os materiais pesados usados para isolamento acústico. São eficientes para absorver agudos, pelo fato destes possuírem comprimentos de onda pequena.

O piso é onde ocorre os maiores níveis de ruído de impacto, sobretudo no caso de bateria e percussão. Colocar um tapete grosso não resolve esse tipo de problema, embora possa atenuar o barulho de passos, por exemplo.

Cortinados ajudam a absorver o som, e podem ser instalados sempre que possível junto as paredes. Outra dica é usar plantas,  pois elas atuam como difusores de som, e colocadas na frente de paredes lisas, evita que o som incida diretamente sobre a superfície e que provocará reflexão do som.

É importante ressaltar que as informações acima ajudam a minimizar os problemas decorrentes de uma acústica ruim, mas não os resolvem. A única solução definitiva é procurar um profissional de acústica, para fazer o estudo do ambiente e o respectivo tratamento do local. É um investimento e o resultado se percebe no ouvido!

Deixe uma resposta

TOP