Fale Conosco agora (41) 99267-5248

Como isolar o ruído de geradores de energia em indústrias e condomínios?

por / quarta-feira, 01 novembro 2017 / Publicado em Cabine acústica
isolar ruido em indústrias

A cabine acústica é capaz de diminuir o barulho de geradores de energia que podem ultrapassar 70 decibéis, prejudicando a audição e o equilíbrio emocional

Embora o Brasil não esteja enfrentando uma crise no setor elétrico, é normal que empresários precavidos busquem contar com geradores de energia para prevenir prejuízos em casos de “apagões” momentâneos que podem ocorrer principalmente no verão quando o consumo aumenta, o que levou, inclusive, o governo a aprovar um aumento no preço da energia que passa a valer já a partir de novembro. Com o reajuste, a taxa cobrada nas contas de luz, quando a bandeira é acionada, passará de R$ 3,50 para R$ 5,00 a cada 100 quilowatts hora.

Conforme indicam especialistas em engenharia elétrica, a compra ou locação de geradores para parques industriais é fundamental para evitar perdas produtivas e estragos nos maquinários. Isto porque essa “fonte-reserva” consegue manter o funcionamento de equipamentos, elevadores e computadores, permitindo a continuidade das atividades da empresa mesmo durante um blackout.

Mais do que isso, muitas empresas utilizam geradores de energia não apenas como alternativa preventiva para queda de luz, mas também como uma medida de economia para períodos de maior demanda elétrica (de 18 h às 21 h) — nesse horário, o valor por kilowatt pago às concessionárias de energia costuma ser mais caro dos que outros períodos do dia.

isolar ruido em indústrias

Uso de geradores elétricos também é essencial em condomínios

Além das indústrias, também em prédios com um grande número de apartamentos ou salas comerciais, os geradores se tornaram artigos de primeira necessidade. Afinal, uma queda de energia elétrica pode causar uma série de transtornos como inatividade dos elevadores e portões eletrônicos, e falhas no sistema de segurança.

Não por acaso, diversos estados do Brasil já possuem projetos de leis que prevêem a obrigatoriedade de instalação de geradores para qualquer prédio com elevadores. Em São Paulo, por exemplo, a lei afirma qu,: para que haja aprovação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, um Gerador de Energia deve funcionar automaticamente em caso de falta de energia.

A razão para a criação dessa diretriz é que uma queda de energia na rede pública pode deixar pessoas presas em elevadores por várias horas, além de prejudicar a locomoção de cadeirantes, gestantes ou pessoas com criança de colo, que não podem depender de escadas para chegarem até o seu apartamento.

A poluição sonora causada por geradores de energia

Apesar dos benefícios, a utilização de geradores de energia pode aumentar o barulho tanto em ambientes corporativos como residenciais. Conforme indicam referências em engenharia acústica, um gerador pode emitir um ruído variável entre 70 e 85 decibéis, dependendo do modelo e potência do equipamento. Trata-se, portanto, de uma emissão sonora extremamente desconfortável aos ouvidos humanos e nociva à saúde de quem trabalha ou reside em locais próximos a geradores.

Para evitar os danos auditivos e psíquicos causados pelo ruído, é necessário investir em soluções especiais de isolamento acústico, que impedem a propagação das ondas sonoras advindas do equipamento.

Cabine acústica para geradores de energia

Ainda de acordo com referências em engenharia acústica, uma das melhores alternativas para isolar o som de geradores é a cabine acústica, que pode ser fabricada sob medida para enclausurar o equipamento. Trata-se de uma solução efetiva para obter um alto grau de isolamento sem comprometer a operação e manutenção dos geradores.

É importante ressaltar que a cabine acústica é portátil e desmontável, o que permite sua relocação sempre que seja necessário mudar a ambientação do gerador. Além disso, é provida de sistema de ventilação forçada ou passiva, o que garante o bom funcionamento e preservação do equipamento.

Generac do Brasil - Cabine Acústica

No entanto, para assegurar todos esses diferenciais de qualidade, é fundamental que a cabine acústica seja desenvolvida com as principais especificações e soluções acústicas para bloqueio de barulho a nível industrial. Dessa forma, esse tipo de projeto deve ser fabricado de maneira customizada para atender não só as necessidade de redução de ruídos, mas também de segurança, acessibilidade e manutenção.

A Amplitude Acústica é uma empresa com mais de 20 anos de experiência em tratamento e isolamento acústico para indústrias, condomínios, espaços corporativos e comerciais. Para solicitar uma consultoria ou orçamento para o seu projeto acústico, entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

TOP