Tratamento acústico para Estúdios

Em um projeto de tratamento acústico de um estúdios é necessário partir dos conceitos básicos de áudio, acústica, música e percepção sonora.

Destes, o que mais influencia no resultado final é o conceito de acústica. Portanto, é muito importante, no tratamento acústico para estúdios, observar parâmetros como o ambiente, o isolamento e o próprio cálculo acústico.

Para que estes conceitos sejam desenvolvidos, antes precisam ficar dfinidos a localização, a planta e o projeto de instalações elétricas do estúdio.

Na localização, devem ser considerados fatores externos, que podem influenciar no desenvolvimento/aplicação dos conceitos citados. Trepidações e ruídos de alta intensidade,provocados por automóveis, pessoas e/ou animais, são os principais fatores externos a serem considerados.

Depois de definida a localização, estes fatores devem ser verificados no cálculo e no isolamento acústico.

Com a localização definida deve-se estudar a planta, principalmente no que diz respeito à disposição da sala técnica (onde fica o técnico responsável) e a sala de gravação (o estúdio propriamente dito). Isto porque a partir destes estudos, juntamente com a definição do layout, é que se inicia o projeto de instalações elétricas. Além de disponibilizar iluminação e instalação elétrica adequada para salas e equipamentos pré definidos, ainda no projeto, deve-se ter uma atenção especial com os sistemas de ar condicionado, alarme, telefonia e segurança. Os mesmos devem ser integrados para não introduzir ruído elétrico ou acústico no estúdio.

TOP