Fale Conosco
Clique aqui!
X
Clique aqui e Peça seu Orçamento!
Clique aqui e Peça seu Orçamento!

Meus vizinhos são barulhentos, e agora?

por / quinta-feira, 12 janeiro 2017 / Publicado em Isolamento acústico

Problemas com vizinhos barulhentos podem ser resolvidos por meio de leis, comunicação ou com a instalação de isolamento acústico

Ter uma convivência harmônica com a vizinhança, principalmente se você mora em apartamentos e condomínios, exige regras claras e espírito comunitário. Infelizmente isso nem sempre é possível e reclamações e brigas entre vizinhos tornam-se comuns, por diversos motivos. Mas sem dúvida um dos mais frequentes é o excesso de barulho.

Como hoje grande parte das residências estão bem próximas umas das outras – veja o caso dos prédios de apartamentos, por exemplo, onde os moradores se separam apenas por paredes –, qualquer ruído ou barulho é suficiente para incomodar quem mora ao lado, em cima ou embaixo.

Outro ponto de conflito está nas festas barulhentas, ensaios musicais e áreas de lazer abarrotadas: a diversão e trabalho de uns podem incomodar o ouvido e o direito de descanso dos outros.

O que fazer para silenciar vizinhos barulhentos?

Hoje vários municípios do Brasil já contam com leis para combater o excesso de barulho em bairros residenciais ou comerciais. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, por exemplo, quem ultrapassar uma faixa limite de decibéis (variando entre 60 e 80) é penalizado com multa e, dependendo da gravidade do abuso, o infrator pode até acabar preso. São fiscalizados moradores bem como bares, restaurantes e casas noturnas. Confira as leis do seu município para saber como proceder se necessário.

Mas se você não quer recorrer a medidas mais drásticas como chamar a polícia pra silenciar o vizinho barulhento, e acredita que a harmonia pode ser alcançada por outras vias, confira então algumas dicas de como fazer isso:

  • Determinar horário-limite para fazer barulho (geralmente o máximos é às 22h)
  • Deixe para arrastar móveis, usar aparelhos barulhentos ou eletrodomésticos (como a máquina de lavar roupa) durante as manhãs ou tardes.
  • Crie regra para que as crianças da casa não brinquem de forma barulhenta após o horário-limite.
  • Procure também educar animas de estimação barulhentos (normalmente os cães)
  • Caso more em apartamento, use calçados sem salto dentro de casa ou mesmo ande apenas de meias, para evitar reverberações no apartamento do vizinho de baixo.
  • Mantenha um diálogo franco e honesto com a vizinhança para que todos colaborem uns com os outros.

Considere fazer isolamento acústico no edifício ou mesmo no seu apartamento

A instalação de um projeto de isolamento acústico na residência, nos salões de festa, salas de jogo, academias ou outras áreas de convívio coletivo pode ajudar ou resolver inteiramente o problema de excesso de barulho sem prejudicar a liberdade de ninguém. Se o serviço for de qualidade, os barulhentos e os sossegados poderão conviver tranquilamente.

Algumas soluções envolvem o uso de matérias resistentes à vibração como o gesso, chapas metálicas, lã de vidro, lã de rocha e espumas acústicas que podem ser colocados nas paredes com o mínimo de intrusão nesses ambientes. Até mesmo as tubulações de água e esgoto podem ser revestidas com material isolante.

Há também a possibilidade de trocar as aberturas comuns por janelas e portas acústicas. A maioria delas possuem ótimos sistemas de vedação com borracha, garantindo silêncio e privacidade.

Deixe uma resposta

TOP