Soluções inovadoras de isolamento acústico ajudam a reduzir a poluição sonora No ratings yet.

por / quinta-feira, 24 novembro 2016 / Publicado em Informações Acústicas, Isolamento acústico

Em todos lugares do mundo, o barulho é um mal invisível que está transtornando o dia a dia das cidades.

O barulho é um inconveniente que atinge principalmente os habitantes das grandes cidades 24 horas por dia de formas diferentes: buzinas e motores de carros, aparelhos de som, sirenes, britadeiras, máquinas industriais, aviões e baladas.

O barulho excessivo nos principais grandes centros extrapola o nível máximo de conforto de 55 decibéis estipulado pela Organização Mundial da Saúde. Na Avenida Paulista, em São Paulo, , por exemplo, o barulho já passou dos 79 dB, o mesmo que na Avenida Champs-Élysées, em Paris, um pouco menos que os 80 dB registrados em Nova Iorque. O barulho em São Paulo já é até maior que em Hong Kong, onde foram registrados 78 dB.

Níveis toleráveis de poluição sonora

Os níveis de barulho suportáveis são definidos pela ABNT (n.º 10.151). Conforme as zonas os níveis de decibéis máximos permitidos nos períodos diurnos e noturnos são:

Área Período Decibels (dB)
Zona de Hospitais Diurno
Noturno
45
40
Zona Residencial Urbana Diurno
Noturno
55
50
Centro da cidade (negócios, comércio, administração). Diurno
Noturno
65
60
Área Predominante Industrial Diurno
Noturno
70
65

Apesar desses limites saudáveis, a vida moderna produz muito mais barulho do que é suportável.

barulho-cidade

No entanto, já estamos tão acostumados com o barulho que nem estranhamos mais. No dia a dia, as pessoas parecem estar resignadas com o barulho excessivo. Mas o o impacto da poluição sonora sobre a saúde é perverso e ocorre de forma traiçoeira. A exposição prolongada ao barulho causa distúrbios de sono, perda auditiva, dores de cabeça, aumento da pressão, problemas estomacais e cardiovasculares, além de diminuir a concentração, entre outros problemas.

Confira algumas fontes sonoras e o nível de ruído produzido por elas (em decibéis):

Música tocando baixo – 40 dB
Conversa em tom normal – 60 dB
Aparelho de Ar Condicionado a 6 metros – 60 dB
Voz Humana a 1 metro – 70 dB
Campainha do telefone – 70 dB
Aspirador de Pó – 80 dB
Caminhão a 15 metros – 90 dB
Sirene de polícia ou amulância – 90 dB
Serra Circular – 100 dB
Bate estacas – 110 dB
Banda de Rock, Discoteca – 120 dB
Buzina de carro – 120 dB
Avião durante a decolagem – 140 dB

medicao-barulho

No campo da acústica existem duas técnicas para diminuir o barulho: o isolamento acústico e a absorção. Alguns produtos tem propriedades que contribuem para isolar um ambiente acusticamente e outros para diminuir a reverberação do som.

Enquanto o barulho urbano cresce, novas tecnologias vem sendo pesquisadas para diminuir o ruído. Para isso, a indústria tem desenvolvido novos materiais com coeficientes de isolamento acústico e/ou de absorção muito mais eficientes que as soluções mais convencionais.

Asfalto-borracha

O asfalto-borracha suurgiu a partir da mistura de borracha extraído de pneus velhos ao ligante asfáltico e tem a capacidade de aumentar a durabilidade do pavimento em até 40% e diminui o barulho ausado pela fricção das rodas.

Jaquetas térmicas

Isolantes reutilizáveis, ideais para projetos pontuais ou utilização sazonal. Ideal para equipamentos industriais, tubulações e conexões; caldeiras; reatores; trocadores de calor; válvulas etc.

Cortina celular

A Cortina Celular, com com design inspirado em favos de mel das colmeias, proporciona conforto térmico e acústico. Graças à tecnologia desenvolvida pela empresa Honeycomb, o ar fica preso entre as células, dificultando a passagem das ondas sonoras e absorvendo o som em até 70%.

Barreiras Acústicas

As Barreiras Acústicas compostas com polímeros minerais importados de alta densidade à base de EPDM e Rocha Basáltica, vem apresentando um ótimo desempenho na construção civil européia para o isolamento acústico de andares, paredes, tetos e diversas outras aplicações. No Brasil é usado para isolar ruídos provenientes de tubulações de banheiros e esgotos.

Além dessas novidades, a indústria nacional conta com outras soluções para isolamento acústico usados para diminuir o barulho excessivo em diferentes situações contribuindo assim para redução da poluição sonora.

Please rate this

Deixe uma resposta

TOP