Cuide da sua saúde auditiva: use fones de ouvido

por / quinta-feira, 26 setembro 2013 / Publicado em Variedades

Às vezes nos pegamos ouvindo aquele rock’n’roll em volume extremo que nos permite dedilhar nossa guitarra imaginária e nos sentirmos especiais e super astros… Ou ainda colocamos aquela música da Beyoncé no máximo e começamos a dançar em nosso quarto… Brincadeirinhas a parte, volume muito alto faz mal à saúde auditiva.

saúde auditiva

Nós temos uma determinada sensibilidade na audição para sons elevados. Podemos não perceber no momento em que estamos ouvindo a música, mas ao ouvir músicas em som muito elevado, estamos dando mais um passo para a surdez.

Você deve tomar alguns cuidados, se é do tipo que tem como hábito estar com fones de ouvido o tempo todo. Utilizamos fones em celulares, Mp3 e todo e qualquer aparelho que tenha adaptação para os fones.

Quanto menor a qualidade do fone que você usa, mais perigoso ele se torna. Vale a pena investir em fones de propriedades mais elevadas, que apresentem uma boa frequência, sensibilidade avançada, potência com medida recomendada e também o conforto, para não machucar sua orelha. A estética do fone também pode influenciar no momento de escolher o seu fone.

Escolha um bom fone, assim você poderá ouvir com qualidade suas músicas favoritas sem que para isto você possa correr o risco de afetar sua audição. Procure também mantê-lo bem higienizado, para que as bactérias e outros fatores não tragam algum tipo de problema para o seu ouvido. Como os fones que apresentam potencial maior, você não tem necessidade de aumentar tanto assim o volume.

Fique ligado na sua saúde auditiva. Caso aconteça de estar começando a ouvir zumbidos ou coçar demais a região de seu ouvido ou sentir dores, vá em busca de um médico especializado o quanto antes.

Acredite, se alguém estiver ao seu lado no ônibus balançando a cabeça com você, sendo que só você está usando o fone… É porque está na hora de dar uma abaixadinha de leve na sua rotina sonora diária, para sempre poder continuar ouvindo seus sons.

Deixe uma resposta

TOP