Revestimento acústico pode evitar perturbacão sonora em prédio residencial

por / quarta-feira, 03 dezembro 2014 / Publicado em Isolamento acústico

Prédios residenciais com revestimento acústico ajudam a evitar a produção de barulho excessivo e conflito entre moradores.

Hoje em dia as pessoas estão muito atentas aos seus direitos. Vemos isso a todo momento em diferentes setores da sociedade pessoas reclamando e exigindo seus direitos.

O mesmo acontece em relação ao silêncio que é um direito que deve ser respeitado, principalmente em área residenciais, mas também em locais de trabalho.

O artigo 1.277 do Codigo Civil já prevê que “o proprietário ou o possuidor de um prédio tem o direito de fazer cessar as interferências prejudiciais à segurança, ao sossego e à saúde dos que o habitam, provocadas pela utilização de propriedade vizinha.”

revestimento acustico

Em áreas residenciais com grande incidência de pessoas, muitas vezes não é tão simples manter silêncio. E não pense que existe horário para não fazer barulho. Muitos pensam que é só depois das 22 hs que os moradores devem manter silêncio para não atraplhar seus vizinhos. Saiba que mesmo durante o dia, os ruídos não podem ultrapassar um limite que incomode o sossego da população.

Ou seja, fazer barulho durante o dia também é uma contravenção e, como toda, está sujeito à pena. Foi o que aconteceu recentemente no Distrito Federal, onde uma moradora de um condomínio foi condenada a pagar R$ 4 mil de indenização por danos morais a seus vizinhos por perturbação sonora excessiva. Em sua decisão, o juiz de Direito Tiago Fontes Moretto, do 1º Juizado Especial Cível de Brasília/DF, ainda determinou que ela não produza barulhos que ultrapassem os limites permitidos na legislação, entre 22h e 8h, sob pena de multa de R$ 10 mil a cada descumprimento. Segundo depoimentos, eram ouvidos barulhos de cadeiras batendo, móveis sendo arrastados e até mesmo brigas durante a noite e madrugada.

O revestimento acústico de prédios residenciais é uma questão muito relevante que todos envolvidos em um processo de edificação devem prestar atenção.

Claro que os moradores devem manter um mínimo de silêncio no horário de descanso, mas certamente prédios construídos com um bom projeto de revestimento têm melhores condições de garantir silêncio e tranquilidade aos moradores.

Deixe uma resposta

TOP