Reverberação: O que é e como melhorar a acústica do ambiente

por / quinta-feira, 30 julho 2015 / Publicado em Variedades

A reverberação deve ser controlada ou tratada, pois prejudica a qualidade do som em diferentes locais. A Amplitude Acústica te ajuda a melhorar a acústica de um ambiente reverberado.

estudio.-2

A reverberação é um efeito sonoro que faz com que não se entenda o que é dito, cantado e tocado em um ambiente. Ela causa risco para a saúde, refletidos em dores de cabeça e possíveis perdas auditivas. Descubra o que é e como tratar:

O que é Reverberação:

Trata-se do ruído de um som vindo de superfícies de ambientes fechados. Ele pode ser confundido com o eco, mas a diferença entre os efeitos sonoros é que o eco pode ser compreendido. Na reverberação, não há como distinguir o que é ouvido.

Onde e por que ela acontece:

Ambientes com características de revestimento e volume muito grandes tendem a sofrer com os efeitos da reverberação. Salas de aula, restaurantes, escritórios, igrejas, auditórios e até casas de show são alguns dos locais que podem passar por estes problemas.
Quanto maior o espaço e a presença de vidros, paredes, superfícies e pisos lisos, maior a reverberação.

Como tratar a reverberação:

Existem diferentes formas de controlar o excesso de reverberação sonora de acordo com cada ambiente. O Tempo de Reverberação mede e informa, com o uso da fórmula de Sabine ou de Eyring, a reverberação do ambiente, considerando a absorção sonora dos materiais existentes no local.

Deixe uma resposta

TOP