Qual tipo de solução acústica você precisa?

por / sexta-feira, 09 outubro 2015 / Publicado em Sem categoria

Para garantir conforto e escolher entre o tratamento ou o isolamento acústico, é preciso definir a necessidade de cada ambiente.

A acústica é uma característica muito importante no planejamento de um espaço, seja ele um estúdio, escritório ou até mesmo sala de cinemas e apartamentos. Essa preocupação nesses ambientes garante o melhor aproveitamento acústico, como no caso dos estúdios, e o sossego e tranquilidade, em apartamentos e outras construções.

Apesar de buscarem esse conforto acústico, interno e externo, as soluções para cada espaço são diferentes. O tratamento e o isolamento acústico são aplicados em ambientes distintos e usam materiais e técnicas que se diferem. Para saber qual a solução ideal para você, confira as diferenças entre eles:

Tratamento acústico

Em ambientes fechados, sem umsala de cinema - originala preparação acústica, a propagação de som, vindo de uma fonte interna pode causar excesso de reverberação e dificultar o entendimento da fala, a concentração e a capacidade de aprendizado, além de gerar um desconforto auditivo e stress.

No tratamento acústico há a diminuição da reflexão de ondas sonoras, de ruídos e barulhos dentro de um ambiente, ou seja, há a minimização do nível de reverberação, que é uma variação do eco. .Ambientes como auditórios, teatros e salas de cinema precisam de uma boa inteligibilidade, e para isso passam por tratamento acústico com o uso de espumas e forros.

Isolamento acústico

Diferente do tratamento, o isolamento acústico tem como objetivo restringir o som a um determinado ambiente, ou seja, barrar a entrada e saída de ruídos, tanto internos quanto externos, entre cômodos de um apartamento, por exemplo.

Amplitude Acústica - Ruído

Casas de shows, bares e restaurantes também apostam no isolamento acústico para cumprir as obrigações legais e manter a lei da boa vizinhança, impedindo que o barulho interno desses estabelecimentos se propague para além deles.

Em um projeto de sistema isolante, as adaptações, na maioria das vezes, não fica visível, pois os pisos, paredes, tubulações hidráulicas e forros ganham aplicação de produtos como a lã de vidro, indispensável para garantir a sua eficácia.

Seja qual for a necessidade do ambiente, tratamento ou isolamento acústico, é importante contar com uma equipe de profissionais especialistas para que a demanda seja atendida de forma eficaz, de acordo com cada projeto. Precisa de uma solução acústica? Conte com a Amplitude para fazer o seu projeto. 

Deixe uma resposta

TOP