Isolamento acústico industrial é um projeto desafiador

por / quinta-feira, 04 agosto 2016 / Publicado em Isolamento acústico
isolamento acustico industrias

O processo de isolamento acústico em indústrias exige um estudo das condições do ambiente, equipamentos que deverão ser isolados e quais os materiais adequados.

Atualmente, uma das formas mais agressivas que causam males irreparáveis ao ser humano é a poluição acústica. O ouvido humano agüenta sem sofrer danos, 8 horas de ruídos a 85 decibéis. O barulho é um agente nocivo presente na maior parte dos ambientes de trabalho, nos mais diversos segmentos, desde indústrias até o setor de serviços.

Principalmente no setor industrial, os ruídos provocados por equipamentos podem ser altamente prejudiciais para a saúde e o bem-estar dos funcionários, prejudicando desenvolvimento de suas atividades e causando perda auditiva.

25% da população mundial está freqüentemente exposta ao ruído gerado por fábricas e indústrias

Embora o ruído seja um dos principais agentes prejudiciais em locais de trabalho e existirem medidas eficazes de controle, ainda são poucas as empresas que investem em soluções adequadas para a manutenção da saúde do trabalhador. No Brasil, pesquisas e dados do Ministério da Saúde apontam que a exposição ao ruído é a terceira maior causa de doenças ocupacionais.

Qual é a importância do isolamento acústico para as indústrias?

Uma indústria não pode parar e nem reduzir a produção. Por isso, o projeto para controle de barulhos excessivos deve ser pensado quando da construção da indústria. Quando isso não ocorre, aumenta a urgência de solucionar os problemas existentes para evitar que colaboradores sejam expostos diariamente ao barulho proporcionado pelos equipamentos.

O isolamento acústico em indústrias é fundamental em empresas de grande porte que utilizam máquinas e equipamentos que emitam barulho acima do permitido, com o objetivo de se adequar às exigências da legislação brasileira.

O barulho tem diferentes causas e todas elas devem ser estudadas e tratadas com objetivo de definir as viabilidades técnicas deviabilizar sua redução. O mapeamento das necessidades é, sem dúvida, o primeiro passo em um projeto de isolamento acústico industrial. A variedade de equipamentos, seus tamanhos e formatos, assim como a intensidade de som que produzem, exigem que as soluções sejam planejadas especificamente para atender as necessidades. Da mesma forma, os materiais a serem utilizados poderão variar de acordo com realidade de cada indústria e suas características.

Cabine acustica para maquinas

Principais soluções para isolamento acústico em indústrias pesadas

  • Enclausuramento de máquinas

    Cria uma barreira em torno da máquina para impedir a saída de ruído.

  • Cabines acústicas

    São utilizadas para proteger funcionários do ruído externo e manter o ruído interno quando não é possível enclausurar a máquina.

  • Barreiras acústicas

    Criam uma zona de sombra que reduz drasticamente a propagação do ruído de equipamentos industriais.

  • Abafador de Ruídos

    Pode ser instalados interna ou externamente e apresenta altos valores de atenuação

Deixe uma resposta

TOP