Projeto acústico nas arenas da Copa do Mundo No ratings yet.

por / terça-feira, 24 junho 2014 / Publicado em Projeto isolação acústica, Tratamentos acústicos

A Copa do Mundo 2014 está rolando e, em meio aos hinos a capela ou às emocionantes partidas, talvez você não tenha reparado num detalhe importante dos estádios: o projeto acústico.

Esta Copa está sendo realizada na era das arenas multiuso. Ou seja, para tornar os projetos viáveis economicamente – afinal, só com os ingressos para jogo de futebol os projetos não teriam retorno financeiro – os estádios não vão servir só para o futebol, mas também para outros eventos, como shows ou espetáculos. Por isso, precisam possuir um excelente projeto acústico, garantindo o som ideal dentro dos estádios e um bom isolamento acústico fora deles.projeto acústico copa do mundo

Projeto acústico dentro dos estádios

Dizem que a torcida é o décimo segundo jogador em campo. Talvez realmente seja, pois vem dela a pressão que intimida o adversário. E como fazer essa pressão? Com barulho, é claro.
Olhando para dentro das arenas, quanto maior a pressão da torcida, pior para o time visitante.

Para dar uma mãozinha a essa pressão da torcida, os estádios são projetos com uma geometria que os tornam verdadeiros caldeirões. No Itaquerão (ou Arena Corinthians), por exemplo, o projeto da cobertura precisou até ser alterado para que funcionasse como um grande rebatedor acústico e o nível de ruído da torcida fosse mais percebido no campo.

Projeto acústico fora dos estádios

Dentro das arenas a barulheiras está garantida, permitida e incentivada. Mas e fora delas, como fica? Afinal, nem todos são obrigados a ouvirem a bagunça.projeto acústico copa do mundo estádio

O projeto acústico de cada estádio deve levar em conta isso e garantir que o som externo obedeça aos níveis de ruído permitidos por lei. Cada município possui a sua, mas a base é a norma NBR 10151, que trata do ruído em comunidades. Para isso, foram feitas medições de nas proximidades dos estádios para saber qual o nível de ruído alcançado, especialmente durante gols.

Entretanto, resta saber como ficará o som durante um grande espetáculo musical. Ao contrário dos gritos da torcida, que costumam ter mais componentes agudos (alta freqüência), músicas costumam ter mais sons graves (baixas freqüências), mais difíceis de atenuar.

Please rate this

Deixe uma resposta

TOP