Portas acústicas são essenciais para isolamento de som nos mais diversos ambientes

por / quarta-feira, 29 março 2017 / Publicado em Porta acústica
Porta acustica metálica estanque para BMW

Com a porta acústica é possível isolar uma área ruidosa ou área silenciosa, proporcionando melhor conforto em qualquer ambiente

Há lugares em que o barulho é inevitável. Em outros, o silêncio é indispensável. Mas, para ambos os casos, a porta acústica é mais uma das soluções de isolamento acústico. Mais do que isso, por ser de fácil instalação, a utilização de portas acústicas principalmente no ambiente em industrial, é uma forma prática de diminuir o barulho, evitar a poluição sonoro e garantir maior conforto acústico.

Porta acústica

Gráfica e Editora Posigraf – Porta Acústica com chapa metálica dobrada e material acústico de alta densidade e fonoabsorvedor

Estudos indicam que 25% da população trabalhadora pode ter problemas auditivos devido à exposição ao ruído, que hoje já é a terceira maior causa de doenças relacionadas ao trabalho. Além disso, em torno de 20% da população mundial está freqüentemente exposta ao ruído gerado por fábricas e indústrias.

O objetivo de uma porta acústica é criar uma barreira à passagem do som de um recinto para outro, evitando a transferência de barulho e interferência na atividade exercida no local. Quando aliada a outras soluções de isolamento e revestimento acústico, as chances do barulho atrapalhar quem está do outro lado são mínimas.

Como é feita uma porta acústica

Para exercer essa função, o material utilizado na construção de uma porta acústica deve obedecer determinadas leis físicas. O isolamento acústico de uma porta passa a ser definido como a perda por transmissão (PT) que depende da massa e da selagem no perímetro da porta. Esses dois fatores definem as propriedades básicas de uma porta acústica que pode atingir um isolamento de até 55 decibéis.

As portas acústicas podem ser fabricadas em MDF ou em metal, sendo a primeira preenchida internamente com material acústico de alta densidade. Já as portas acústicas metálicas são fabricadas em painéis metálicos dobrados e a vedação pode ser simples, dupla ou tripla dependendo do nível de isolamento acústico desejado.

Não é preciso quebrar paredes ou chumbar a porta acústica com cimento no ambiente desejado, a sua fixação é bastante simples e prática. Sua instalação é feita através de chumbadores expansivos metálicos, que garantem vedação e durabilidade.

Onde a porta acústica pode ser instalada

A porta acústica é indicada para atenuar o barulho excessivo em ambientes ruidosos como indústrias, sala de geradores, casas de máquinas. Conforme o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), o limite de ruído para áreas industriais vai de 60 a 70 decibéis (dB), dependendo do horário. Nesse caso, a porta acústica ajuda a impedir que o alto som vaze pelo recinto e impacte trabalhadores e também vizinhos.

Além disso, a porta acústica também é muito útil para impedir a entrada de barulho em ambientes internos onde o trabalho não pode ser interrompido por sons externos, como estúdios de gravações musicais, locuções, sala de reuniões, consultórios médicos, hospitais, escolas, hotéis, call centers, escritórios e sala de diretoria.

MGC – ESTÚDIO MUSICAL

Porta acústica residencial

Em ambientes residenciais, o conforto acústico também é questão de saúde. Pessoas que convivem com o barulho excessivo nos lugares onde moram também têm grande probabilidade de sofrer de doenças relacionadas cardiovasculares e problemas de audição.

Existem tanto fatores internos como externos que incentivam a busca por soluções acústicas residenciais, como o barulho vindo da rua ou vizinhos barulhentos.

A porta acústica também pode ser instalada em residências e apartamentos se a família deseja aliviar o ruído que vem de fora para o quarto do bebê, ou ainda prefere isolar o volume de som de uma sala de TV com Home Theater, por exemplo.

Normalmente as construtoras colocam portas de madeira compensada oca nos apartamentos modernos. Uma solução simples para bloquear o barulho e também para proporcionar maior segurança é trocar a porta da frente por uma porta de madeira maciça.

Mas em casos onde a solução precisa ser mais eficiente, o uso de uma porta acústica de madeira é a melhor solução. Neste caso, mesmo sendo revestidas de madeira, PVC ou fórmica, os caixilhos devem ser feitos de aço preenchido de material fono-absorvedor e vedação dupla.

Deixe uma resposta

TOP