Por que investir em projetos acústicos nas edificações

por / quarta-feira, 10 junho 2015 / Publicado em Isolamento acústico, Tratamentos acústicos, Variedades

Projetos de construções devem inserir impactos positivos e grande destaque no conforto acústico das edificações habitacionais.

As grandes obras possuem diversos projetistas, do estrutural ao paisagístico, porém dificilmente esses empreendimentos vem pensando nos projetistas acústicos em seus planejamentos, sendo que está é uma das áreas de mais reclamações e queixas nos condomínios referentes aos barulhos e ruídos causados pelos vizinhos.

Projetos acústico em edificações

Foto: Reprodução

Quando moradores compram um apartamento, pensam que  o projeto acústico de uma construção é um complemento a obra e que ele pode ser contratado quando a obra estiver andamento ou depois de pronta.

O problema é que nessa fase é pouco provável que se mude a espessura de alguma parede ou a posição de uma janela. Alterar paredes ou lajes afetará diretamente o projeto estrutural da edificação, logo, fazer melhorias no isolamento acústico depois de começado a obra é algo bem trabalhoso.

O mesmo se aplica à colocação de manta acústica no piso, se não tiver uma previsão dimensional, é difícil haver espaço para uma manta depois que a obra começou. A solução após as obras concretizadas é utilizar materiais para revestimento e tratamento da acústico para diminuir os ruídos do ambiente.

O mercado precisa contribuir para a qualidade acústica nas edificações, e no meio ambiente, e contribuir de fato para a melhoria do bem-estar e e diminuição de poluição sonora nas cidades.

As construtoras, arquitetos, engenheiros, indústrias e empresas de diferentes segmentos devem se preparar para especificar as soluções acústicas nos projetos arquitetônicos e unir-se aos projetistas acústicos para atender  às exigências normativas e proporcionar conforto acústicos para a comunidade.

Deixe uma resposta

TOP