Por que as indústrias precisam controlar os ruídos?

por / quarta-feira, 11 novembro 2015 / Publicado em Isolamento acústico, Tratamentos acústicos, Variedades

As atividades industriais expõem funcionários e a comunidade a altos níveis de barulho, e por isso devem adotar políticas de redução de ruídos

As indústrias são um dos pilares da economia do país, mas precisam ficar atentas a regulamentações específicas, como controle de emissão de ruídos. A atividade industrial, por si só, gera poluição sonora pela produção em grande escala e pelo maquinário responsável pelos processos. Diante disso, o tratamento acústico e a redução de ruídos são importantes por duas razões: manutenção da saúde dos funcionários e do bem-estar da vizinhança.

Funcionários expostos a ruídos

Quando a indústria não possui uma política de proteção à exposição de ruídos para os funcionários no processo de produção, está prejudicando não somente a saúde dos seus colaboradores, mas também a sua capacidade produtiva. Isso porque, um dos efeitos da exposição a níveis não tolerados de barulho durante o expediente é a dificuldade de concentração, o que acarreta diretamente na diminuição da produtividade no ambiente de trabalho.

controle de ruido industrial

Ruídos industriais prejudicam a vizinhança

O barulho faz parte do cotidiano das pessoas, principalmente nos grandes centros urbanos, e podem ter origem no trânsito e em construções, entre outros. Quando a área possui atividade industrial, então, aumentam as fontes emissoras de ruídos, o que gera ainda mais poluição sonora.

Se as indústrias não controlam a emissão de ruídos, expõem a vizinhança a níveis de barulho prejudiciais à saúde, e que interferem no dia a dia da comunidade. Por isso, é essencial que adotem uma política de adequação do processo produtivo que vise obter um nível aceitável de ruído. Esses níveis são diferentes de acordo com a região onde se localiza a indústria. Se a área for estritamente residencial, os níveis tolerados são menores do que em áreas mistas e industriais.

Por essas razões, as indústrias decabinavem adequar-se e adotar soluções acústicas em sua produção. Dentre elas, estão as cabinas de proteção, que além do benefício acústico, protegem os funcionários de acidentes durante as operações, o enclausuramento de máquinas, para o confinamento acústico daquelas que geram muito barulho, e abafadores de ruídos, que proporcionam atenuação dos barulhos, principalmente em ambientes com baixas frequências.

 

Deixe uma resposta

TOP