Poluição sonora pode provocar diversos tipos de doenças

por / quinta-feira, 05 junho 2014 / Publicado em Variedades

Além de, é claro, prejudicar a audição, a poluição sonora também pode provocar doenças que parecem não ter nada a ver com o excesso de barulho. De zumbidos e comprometimento da audição a insônia, dores de cabeça, estresse e até hipertensão arterial, saiba como os ruídos do dia-a-dia prejudicam sua saúde.

A intensidade de som considerada segura para o ouvido é de até 85 decibéis, valor facilmente alcançado em uma avenida movimentada, com os ruídos de motores, buzinas e sirenes. Também é preciso levar em conta o tempo de exposição ao barulho. O barulho da avenida, por exemplo, pode se tornar prejudicial depois de oito horas – então imagina como fica a saúde de quem mora na frente de uma rodovia.

Pessoas que ficam expostas a ruídos muito acima deste limite, e por muito tempo, não demoram a apresentar sintomas. Os mais frequentes são os auditivos, mas sinais como dor de cabeça, irritação e tontura também podem ocorrer. Uma boa maneira de saber se sua audição está comprometida é quando você começa a precisar aumentar muito o volume da televisão ou tem dificuldade para escutar alguém no telefone. Ao sentir qualquer um destes sintomas por mais de um dia, é importante buscar um especialista.

Mas a exposição à poluição sonora também pode provocar outras respostas do seu organismo, como a aceleração dos batimentos cardíacos e o aumento da pressão arterial. Se a pessoa passa por essa situação constantemente, as chances de ter problemas cardiovasculares, como o infarto, aumentam.

Por esses motivos, é importante escapar de situações em que a poluição sonora é intensa.

Quem trabalha em ambientes barulhentos, por exemplo, não pode abrir mão do uso de protetores para os ouvidos. Nos momentos de lazer, é importante controlar a dose de barulho. Em shows ou festas, evite ficar perto de equipamentos de som muito potentes. Também procure não abusar ao ouvir música nos fones de ouvido no volume máximo.

Conheça o nível de decibéis de algumas fontes sonoras:

poluição sonora nivel decibeis

Fonte: www.saudeauditiva.org.br

Agora compare com qual o tempo máximo, por dia, que pode ficar exposto a ruídos de acordo com sua intensidade:

poluição sonora tempo maximo

 

 

Deixe uma resposta

TOP