Os melhores materiais para isolamento acústico em paredes

por / quinta-feira, 23 julho 2015 / Publicado em Isolamento acústico

Para escolher os materiais que serão utilizados no isolamento acústico é preciso considerar o tipo da parede, características dos forros e a metodologia de instalação.

Builder Fitting Insulation Into Roof Of New Home

O isolamento acústico em paredes, feito com forros, é uma das alternativas utilizadas para impedir a passagem do som para o outro local.

A capacidade do material de criar uma barreira, impedindo que o ruído passe de um ambiente para outro é o primeiro passo para garantir a eficácia e segurança do isolamento acústico.

Outro ponto importante a ser observado é a absorção acústica, que é o fenômeno que minimiza a reflexão das ondas sonoras em um mesmo ambiente:

Materiais para isolamento acústico em paredes

É possível atender necessidades acústicas básicas de casas e apartamentos com soluções simples de drywall ou de alvenaria. Para níveis de desempenho mais elevados, são necessárias soluções mais sofisticadas, como paredes de alvenaria duplas, sistemas duplos de drywall ou sistemas mistos de alvenaria e drywall.

Materiais de absorção interna em paredes

A lã de rocha é excelente para isolamento térmico e acústico, e ainda é incombustível, não causa dano e é duradouro. A lã de rocha pode ser aplicada sob coberturas, sobre forros vazados, sobre forros falsos, entre telhas metálicas, entre alvenarias e entre divisórias.

A lã de vidro também é indicada para isolamento térmico. É caracterizada por baixa condutibilidade térmica e alto índice de absorção acústica, podendo ser utilizada na construção civil e em indústrias.

Um bom isolamento acústico proporciona maior conforto acústico nos ambientes internos, melhorando o conforto ambiental de edifícios, o que é um fator que colabora na sustentabilidade de projetos arquitetônicos.

Deixe uma resposta

TOP