Sua empresa está em conformidade com a norma acústica?

por / quarta-feira, 27 maio 2015 / Publicado em Tratamentos acústicos, Variedades

As normas técnicas brasileiras relacionadas à acústica, a NBR 10.151 e a NBR 10.152 são normas que ainda há muita falta de conscientização de empresas, em relação ao ruído, que é prejudicial a saúde mental e auditiva dos funcionários, além de contribuir para o aumento da poluição sonora no Brasil.

construcao

Foto: Reprodução

Segundo a OMS, cerca de 120 milhões de pessoas no mundo têm a audição afetada pelo ruído. Além disso, o ruído em excesso, acima de 55 dBA, também causa doenças tais como stress, insônia, irritabilidade, pressão alta, problemas cardíacos e nas cordas vocais, interferindo diretamente no funcionamento do organismo e na qualidade de vida.

O Brasil está bastante atrasado em relação ao combate à poluição sonora, se comparado aos países da Europa e mesmo aos da América Latina.

Quer saber o que você precisa para colocar sua empresa em conformidade com a norma acústica e contribuir para o bem estar dos seus funcionários e da comunidade? Confira abaixo quais são os procedimentos necessários!

Execução de tratamento acústico para conformidade com a norma acústica

Para sua empresa estar em conformidade com a norma NBR 10.151 – Acústica Avaliação do ruído em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade- Procedimento, ela precisa conter os seguintes objetivos diretamente ligados à execução do tratamento acústico:

Fixar as condições para avaliação de um ruído considerado aceitável em comunidades, independente da existência de queixas;

Especificar os métodos para mensuração de um som/ ruído e as devidas correções nos níveis medidos, levando em consideração vários fatores, na execução de um tratamento acústico.

O método de avaliação para realização de um tratamento acústico utiliza-se das medidas do nível de pressão sonora equivalente (LAeq), em decibéis ponderados.

Controle de Ruído Industrial

Quantidade de dBA permitido por área

Você também irá precisar de uma empresa especializada em acústica para medir os ruídos do ambiente e para instalar um projeto de tratamento acústico eficiente. Conte conosco!

 

Deixe uma resposta

TOP