Materiais necessários para fazer isolamento acústico de carro

por / terça-feira, 21 outubro 2014 / Publicado em Isolamento acústico

Embora seja impossível isolar totalmente o interior do carro contra ruídos externos, você pode reduzir bastante a intensidade do barulho com um sistema de isolamento acústico.

Dessa forma, o ambiente como um todo já vai ficar mais agradável, mas principalmente para os apaixonados por música, o sistema de som automotivo vai ter um melhor desempenho.

Com os materiais corretos de isolamento é possível absorver as ondas sonoras, atenuar a ressonância e amortecer vibrações.

isolamento acústico

Materiais que serão utilizados: mantas de isolamento, espumas de absorção, spray (de poliuretano, de lã de vidro, etc) ou painéis de fibra.

  • Mantas de isolamento: São projetadas para forrar os painéis internos do veículo, e sua instalação é relativamente simples. São tipicamente formadas por borracha de butadieno-estireno ou de composição asfáltica, e atuam reduzindo a freqüência de ressonância do painel (ao qual está colada com um adesivo), ou transformando as vibrações sonoras em energia térmica, dependendo do material utilizado.
  • Sprays de espuma: Comumente empregados em situações onde o uso da manta de isolamento seja dificultado ou resulte em excesso de material, como o piso do carro e as portas.
  • Espumas de absorção: Apresentam-se na forma de spray e de camadas, ou “folhas”. As camadas de espuma se parecem com mantas de isolamento, são aplicadas da mesma maneira absorvendo as vibrações sonoras e as dispersam.
  • Painéis de fibra de madeira: Placas compostas por fibras que absorvem o som normalmente instaladas sob os tapetes do carro. Os principais tipos utilizados são a juta (fibra vegetal) e a microfibra vegetal. Embora esse tipo de isolamento seja menos eficiente, ele é muitas vezes utilizado por oferecer também bom isolamento térmico.

No próximo post vamos explicar como para fazer o isolamento acústico do seu carro.

Fonte: WikiHow

Deixe uma resposta

TOP