Mantas de lã mineral proporcionam conforto térmico e acústico

por / quinta-feira, 13 outubro 2016 / Publicado em Isolamento acústico, Mantas

Em pequenos espaços, a solução mais utilizada para isolamento acústico com grande nível de eficácia é a manta acústica.

O som é a sensação detectada pelos nossos ouvidos e é definido como a propagação de uma frente de compressão mecânica ou onda mecânica. Sons de qualquer natureza podem ser prejudiciais à saúde se emitidos em elevada intensidade. Enquanto o esforço fisiológico em relação ao som para a realização de uma determinada tarefa for pequeno, existe conforto acústico. Quando o som altera a condição normal de audição em um determinado ambiente, está configurado um processo de poluição sonora.

O barulho excessivo é um problema sério que atinge a maioria das pessoas em diferentes momentos e ambientes. Seja na rua, na escola, no trabalho e até mesmo no lazer ou em casa, a produção de ruído a partir de várias fontes é tão grande que torna, muitas vezes, nossa vida insuportável.

Em ambientes com muita produção de barulho, como em indústrias, a solução ideal para o problema deve envolver diferentes ações que vão desde a prevenção com atitudes para minimizar a quantidade de barulho produzido, assim como a utilização de diferentes recursos para absorção de ruído e também para impedir que o barulho excessivo se espalhe para outros ambientes.

manta-acustica-1

Para proporcionar maior conforto acústico em pequenos espaços, como uma residência, escritório ou quartos de um hospital, é preciso utilizar materiais que absorvam e isolem o barulho, tanto o que vem de fora (como motores de carros) quanto o emitido internamente pelo ar condicionado, tubulação de água e esgoto, etc.

Principais materiais para isolamento acústico e absorção de ruído:

O isolamento acústico acontece a partir da capacidade dos materiais em formarem uma barreira, impedindo que a onda sonora passe de um ambiente a outro. Materiais com fibras minerais são normalmente utilizados em forros, pisos e paredes para minimizar a transmissão de ruídos entre ambientes.

Entre as principais opções de manta acústica do mercado estão a lã de rocha e a lã de vidro.

Onde são usadas as mantas de lã de vidro e lã de rocha?

Mantas feitas de materiais leves e porosos, como a lã de vidro e a lã de rocha, têm como principal característica, o isolamento termo-acústico e normalmente são utilizadas em paredes de drywall, entre telhas metálicas no sistema sanduíche, forros, contrapisos e até como revestimento aparente.

manta-acustica-3

Isolamento acústico com lã de vidro

A lã de vidro é um aglomerado composto de sílica, vitrificantes, carbonatos e sulfatos que lhe conferem elevado coeficiente de absorção acústica. Reconhecida como um dos melhores isolantes térmicos, a lã de vidro tem também um excelente desempenho no tratamento acústico. Outra grande vantagem da lã de vidro diz respeito à preservação da natureza. Fabricada com material quase 100% reciclado, não agride meio-ambiente.

Isolamento acústico com lã de rocha

A lá de rocha é fabricada a partir de rochas basálticas especiais e outros minerais aquecidos a cerca de 1500ºC. Graças às fibras que a compõem, proporciona grande absorção acústica e auxilia na redução na transmissão de som entre ambientes. Utilizada principalmente na construção civil e na indústria, além de conforto térmico e acústico, a lã de rocha garante segurança e aumento no rendimento de equipamentos industriais, gera economia de energia e aumento de produtividade.

Outros materiais indicados para isolamento acústico são a lã de pet (feita a partir de garrafas pet), borracha sintética, paineis de madeira, placas de gesso e a espuma acústica.

Deixe uma resposta

TOP