Lã de vidro ou lã de rocha? Qual a melhor manta acústica?

por / sexta-feira, 01 dezembro 2017 / Publicado em Lã de rocha, Lã de vidro
isolamento acustico parede

O mercado disponibiliza dois principais tipos de mantas acústicas: lã de vidro e lã de rocha. Escolher a opção mais adequada pode ser um grande desafio

Quando o assunto é tratamento acústico, diversas dúvidas podem surgir na hora de definir o projeto.  Entre os dilemas mais comuns está a escolha da manta, que pode ser composta de lã de rocha ou lã de vidro.

Mantas acústicas são materiais utilizados para atenuar ruídos externos e garantir ambientes mais silenciosos. Tanto a lã de rocha como a lã de vidro possuem propriedades de atenuação de ruídos, no entanto, cada uma apresenta características específicas: enquanto a lã de rocha é composta por uma trama de fibras minerais com densidade variável entre  32 kg/m³ a 160 kg/m³; a lã de vidro é constituída de um aglomerado de vidro reciclado e aditivos especiais com  densidade entre  10 kg/m³ a 100 kg/m³.

manta acustica

Mas, afinal, qual é a melhor opção? Lã de vidro ou lã de rocha?

Sem dúvidas, não existe uma resposta “pronta”. Isto porque, a escolha da lã mais efetiva para um tratamento ou isolamento acústico dependerá das particularidades do seu espaço e o nível de ruído incidente em sua localização. Acompanhe as próximas informações e descubra alguns critérios que podem te ajudar a escolher a melhor manta acústica para o seu projeto:

Aplicabilidade da manta acústica de lã de rocha

Fabricada a partir de minerais basálticos que são superaquecidos a uma temperatura média de 1500ºC, a lã de rocha apresenta altos índices de absorção acústica e, também, uma elevada resistência ao calor, suportando até 200 ºC .

De modo geral, a lã de rocha é uma alternativa interessante para ambientes residenciais que necessitem de tratamento acústico na parte interna. Com excelentes atributos de performance, leveza e custo-benefício, o material pode ser utilizado para preencher espaços entre paredes duplas de drywall ou alvenaria, garantindo um isolamento variável entre 42 e 60 decibéis.

Entre as outras  vantagens da lã de rocha, pode-se enfatizar:

  • Altíssima absorção acústica;
  • Material não-cancerígeno;
  • Não se desgasta ao longo dos anos;
  • Não provoca corrosões na superfície de contato;
  • Ajuda a manter o ambiente com a temperatura agradável em todas as estações do ano.

Aplicabilidade da manta acústica de lã de vidro

Fabricada em fornos de alta pressão por meio de sílica, sódio e resinas sintéticas, a lã de vidro possui não só propriedades de atenuação de ruídos, mas também de incombustibilidade. Isso significa que ela consegue evitar a propagação de chamas, atuando também como um material “anti-incêndio”.  Quando associada à uma parede de alvenaria ou drywall, a lã de vidro pode isolar entre 38 e 61 decibéis, conforme a espessura do sistema e da manta.

Desse modo, sua aplicação é indicada para locais como escolas, ginásios, indústrias, prédios comerciais, hotéis, teatros ou qualquer edificação que necessite de um projeto de isolamento acústico adequado aos critérios de prevenção exigidos pelo Corpo de Bombeiros.

lã de vidro em construções

Entre as outras vantagens da manta lã de vidro, é possível destacar os seguintes pontos:

  • Trata-se de um produto que não agride o meio-ambiente, por ser fabricado com matérias recicladas;
  • Sua performance acústica não sofre variações ao longo dos anos;
  • Não provoca alergias ou riscos à saúde;
  • Viabiliza a economia de energia, uma vez que também atua como isolante térmico, reduzindo os gastos com climatizadores;
  • É estéril, isto é, não favorece a proliferação de bactérias e fungos.

Manta acústica em ambientes industriais

Além da aplicação em espaços residenciais, as mantas de lã de rocha e lã de vidro são apropriadas para parques industriais, onde é necessário isolar os ruídos desconfortáveis entre os pátios de produção e escritórios. Ao ser instalada em conjunto com outras soluções acústicas, a manta criará uma espécie de “obstáculo” entre dois campos, que impedirá a entrada das ondas sonoras.

Outros locais que também podem se beneficiar com a instalação de mantas acústicas são estúdios de música, cinemas, casas de show ou qualquer outro ambiente que demande o isolamento dom  e/ou tratamento de reverberação.

Detalhes importantes sobre as mantas acústicas

Após acompanhar os tópicos acima é fácil concluir que tanto a lã de rocha como a lã de vidro podem oferecer uma excelente performance acústica, além de atributos adicionais que elevam a qualidade e segurança do isolamento.

Também é pertinente ressaltar que a aplicabilidade de uma manta acústica não se limita às paredes. Na verdade, ela pode ser instalada abaixo de contrapisos flutuantes para atenuar ruídos de impacto (passos, movimentação de móveis, etc) e em tubulações hidráulicas com o propósito de conter eventuais vibrações. A solução pode ainda ser utilizada como um tratamento acústico absorvente, isto é, que controla a reverberação e melhora a qualidade do som em espaços como salas de aula, restaurantes e auditórios.

Para tomar a decisão final sobre a melhor lã isolante para o seu projeto e escolher entre a lã de rocha e a lã acústica, aconselhamos que você busque uma empresa especializada em tratamento acústico como a Amplitude Acústica. Com a ajuda de profissionais da área será mais fácil escolher a opção mais adequada as suas necessidades.

Deixe uma resposta

TOP