Lã de rocha e lã de vidro são os principais materiais usados no isolamento acústico de empresas No ratings yet.

por / segunda-feira, 27 janeiro 2014 / Publicado em Isolamento acústico

Além de contribuir para o isolamento térmico a lã de rocha e lã de vidro são excelentes opções para o isolamento acústico.

Altos níveis de ruídos provocados pelo funcionamento das máquinas e equipamentos podem causar a curto, médio ou longo prazo, o surgimento de lesões à saúde dos trabalhadores.

Lã de rocha e lã de vidro isolamento acústicoOs ruídos incomodam os seres humanos que ficam expostos por tempo elevado, além de prejudicar o fator de concentração. Mas muito pior do que isso é o que acontece quando a exposição ao ruído ocorre com frequência e sem os devidos cuidados que a Segurança do Trabalho recomenda.

As lesões existentes em relação ao excesso de ruídos nem sempre são percebidos de maneira imediata, mas muitas vezes os prejuízos à audição são considerados irreversíveis, em muitos casos.  Além de prejuízos auditivos, o ruído pode favorecer o surgimento, por exemplo, de distúrbios gastrointestinais, distúrbios no sistema nervoso, como irritabilidade, nervosismo, vertigens, desânimo, dentre outros.

Para não submeter seus empregados a lesões ocasionadas pelo excesso de ruídos, é de fundamental importância que as empresas adotem estratégias que promovam a qualidade de vida nos postos de trabalho.

Um estudo feito pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná apontou os principais tipos de materiais, técnicas e processos envolvidos no conforto acústico do ser humano.

Alguns dos principais materiais empregados na construção civil, como os blocos cerâmicos, de concreto e o próprio concreto armado, já possuem característica isolante, mas nem sempre suficiente para determinadas aplicações que precisam de um maior grau de atenuação. Nestes casos, o mais indicado é usar materiais desenvolvidos para isolar acusticamente forros e paredes, como a lã de rocha ou lã de vidro, que ajudam a corrigir o tempo de reverberação do som.

Please rate this

Deixe uma resposta

TOP