A importância do isolamento acústico na construção civil

por / quarta-feira, 23 setembro 2015 / Publicado em Sem categoria

Os padrões de isolamento acústico na construção civil garantem o bem-estar e a saúde dos moradores

O barulho influencia diretamente no bem-estar e na saúde das pessoas e por isso o isolamento acústico na construção civil é um tema de extrema importância. Devido ao avanço das novas tecnologias, o setor passou adotar materiais e sistemas com menor espessura nas edificações,  que, apesar de garantirem a estabilidade das obras, prejudicam o desempenho acústico da mesma.

Associação-brasileira-de-Normas-Técnicas-ABNT

No Brasil, o isolamento acústico ele era obrigatório em edifícios habitacionais de até cinco pavimentos. A revisão da Lei 15.575 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que entrou em vigor em julho de 2013, restabeleceu critérios e métodos de avaliação para alguns sistemas que compõe uma edificação, como conforto térmico e acústico, proteção ao fogo, estaqueidade e ciclo de vida da edificação, divididos em seis partes: requisitos gerais, sistemas estruturais, sistemas de pisos, de vedações verticais internas e externas, de coberturas e hidrossanitários.

Novos padrões de isolamento acústico

No que diz respeito ao isolamento sonoro, a principal mudança foi a abrangência da normativa, já que agora todos os edifícios novos construídos, independente do número de andares, devem atender às especificações acústicas a fim de garantir a qualidade de vida dos que nele residem. 

As maiores intervenções ocorreram nas áreas de vedações verticais internas e a isolação de ruídos aéreos sofreu a principal modificação. Agora, o critério relativo à isolação entre apartamento e hall foi substituído pelo relativo à isolação entre apartamentos.

Dentre as melhorias para os futuros moradores, estabeleceu-se o desempenho mínimo de 45 decibéis de isolamento acústico para paredes geminadas entre dormitórios e demais ambientes, além da espessura das paredes de alvenaria, que agora passam de 9 para 15 centímetros.

 

Deixe uma resposta

TOP