Isolamento acústico para estúdios domésticos

por / quarta-feira, 07 agosto 2013 / Publicado em Isolamento acústico, Tratamentos acústicos
isolamento acústico em estúdio doméstico

Se você ama música, é um músico dedicado, certamente já sonhou em ter um estúdio em casa. Saiba que com as tecnologias cada vez mais baratas e modernas, fazer um isolamento acústico para estúdios ficou maís fácil e deixou esse sonho mais fácil de ser realizado.

isolamento acústico em estúdio doméstico

O isolamento acústico em estúdios deve ser pensado não apenas para evitar que o som escape, mas deve ser pensado também para que o ruído de fora não atrapalhe o som que será produzido pelo estúdio. Neste caso, o mais recomendado para quem deseja ter um estúdio doméstico é o uso de parede dupla preenchida com um absorvedor de som, como por exemplo, lã de vidro.

Caso o local reservado para o estúdio já esteja construído, outra solução é colocar paredes de gesso. Estas devem ser colocadas com um espaço entre a parede original, sendo este preenchido por material abafador. Estas recomendações para as paredes valem para o teto e para o chão.

Além das paredes, é necessário pensar nas janelas e portas. Os vidros das janelas devem ser mais espessos, e se possível, deveriam ser eliminadas. As portas devem ser vedadas com borracha anti-ruído.

O tratamento acústico de um estúdio de música requer alguns seguintes passos importantes:

Ajustar o tempo de reverberação na totalidade do espectro de acordo com a função da sala: Fácil de conseguir nos agudos, mas não tão simples com os graves. Para absorver graves precisamos de estruturas grandes (área, profundidade) e corretamente projetadas.
Minimizar os modos ressonantes da sala: Toda sala possui frequências de ressonância, ditadas por suas dimensões e geometria. Estes modos são mais notáveis e problemáticos nos extremos graves. Quando o ajuste das dimensões não é possível, algumas frequências isoladas “falam mais alto” e precisam ser fortemente atenuadas com absorvedores sintonizados.
Atenuar as reflexões primárias que causam efeito de filtro-pente. Para tanto, podemos utilizar absorvedores nos pontos de reflexão (paredes, teto, piso) ou painéis defletores que joguem o som refletido para longe de nossos ouvidos.

sound-studio-92384_1280

Estas são apenas algumas dicas básicas para a criação de um estúdio doméstico. Porem diversos fatores podem influenciar na criação do seu estúdio e por isso o ideal é contratar uma empresa especializada em isolamento acústico.

Conheça as soluções e projetos de isolamento acústico para estúdios da Amplitude Acústica.

 

Deixe uma resposta

TOP