Como a instalação de portas acústicas pode mudar a sua empresa, a sua casa e a sua vida

por / terça-feira, 26 julho 2016 / Publicado em Porta acústica
isolamento porta acústica

Quando se tenta isolar um espaço, uma das maiores dificuldades está no isolamento da porta, uma vez que, comparando com as paredes, é a divisória mais fina. É aí que a instalação de uma porta acústica pode ajudar.

Seja em empresas ou em residências, o excesso de barulho incomoda e é prejudicial para a saúde. Para diminuir a interferência do ruído existem diversas soluções, algumas “caseiras” e outras profissionais. A escolha delas depende da necessidade de cada ambiente.

Isolando um ambiente com portas acústicas sem muito trabalho

A finalidade de uma porta acústica é criar uma barreira à passagem do som de um recinto para outro, evitando a entrada e/ou a saída de barulho de forma que não interfira e prejudique nas atividades sejam internas ou externas. Entre alguns diferenciais de uma porta acústica estão os fatos de não precisar quebrar a alvenaria, além do que não precisa de pedreiro e não gera entulho.

Não precisamos falar em situações críticas de barulho como nas indústrias ou outro tipo de empresa onde o nível de ruído é muito grande, como um call center por exemplo, mesmo na sua casa ocorrem situações onde o bloqueio do barulho é importante, sem falar que em algumas situações é imprescindível.

Em condomínios, o barulho é um dos campeões de reclamação e pode ocorrer de diversas maneiras: barulho de festa, das áreas comuns, dentro dos apartamento, ou ainda aquele barulho que vem de fora do condomínio, do trânsito, bares, casas noturnas e até do prédio ao lado.

Mesmo que o barulho externo não seja grande, algumas vezes é necessário isolar acusticamente um ambiente da casa para impedir que o ruído transponha os seus limites, como por exemplo, um quarto de bebê ou de uma pessoa mais velha, a sala de TV/som ou o lugar onde o seu músico favorito vai ensaiar.

O que poucos sabem é que o excesso de barulho em apartamentos não precisa vir necessariamente de fora, pode acontecer também devido a defeitos na construção do prédio, como por exemplo, o ranger das portas. A partir do momento em que o barulho incomoda dentro do próprio local, é importante cogitar a troca de portas ocas e que produzem barulhos excessivos por portas acústicas.

instalaçao porta acustica

Uso de portas acústicas nas empresas

As portas acústicas servem para isolar o som de diferentes ambientes como em casas de máquinas, salas de grupos gerador, salas de ar condicionado, laboratórios, estúdios, cabinas acústicas, salas de audiometria, salas de reunião, salas de computadores, teatros, cinemas, escritórios em geral ou em qualquer outro ambiente que se deseje conforto acústico ou privacidade.

Fatores que definem as propriedades básicas de uma porta acústica

Para cumprir essa função, os materiais utilizados na construção de uma porta acústica devem obedecer determinadas leis físicas pertinentes ao isolamento acústico como a “lei das massas” que define que quanto maior for a espessura, maior será o isolamento à onda sonora; e a ”lei da rigidez” que limita o uso indiscriminado de materiais mais espessos devido a freqüências críticas de modos de vibrar.

De fácil instalação, as portas acústicas podem ser fabricadas sob medida.

Além do isolamento acústico que é sua principal finalidade, as portas acústicas também garantem alto desempenho térmico, diminuição da poluição e irritação diária, tranqüilidade e melhoria na qualidade de vida.

Deixe uma resposta

TOP