Home estúdio x Isolamento acústico

por / segunda-feira, 19 janeiro 2015 / Publicado em Destaques, Isolamento acústico

Uma das dúvidas mais recorrentes é sobre o isolamento acústico. E o post desta semana fala exatamente sobre isso

 Isolamento acústico

Quem escolhe montar um estúdio musical, dentro ou fora de casa, enfrenta um dos dilemas mais importantes: o isolamento acústico do local.

Preocupações como os ruídos externos na gravação, vizinhos reclamando do barulho alto, pessoas que moram com crianças e o horário limitado são alguns dos motivos que levam à busca pelo controle do som.

E, é nestas horas que nascem as dúvidas.  Afinal, qual o melhor material para o isolamento acústico?
Quando falamos de transmissão do som, estamos falando de ondas sonoras que são propagadas pelo ar. A movimentação do ar faz com que nosso tímpano se mova, e assim podemos ouvir o som. Portanto, para bloquear o som, precisamos bloquear a movimentação do ar. Simples? Nem tanto!

Qualquer objeto que vibra é capaz de mover o ar em torno dele. Uma parede, ao receber uma carga de ar de um lado, vibra e movimenta o ar do outro lado, fazendo com que o som “atravesse”. Por isso, quanto maior é a resistência à vibração da parede, menor é a transmissão do som para o outro ambiente. Portanto, paredes densas e pesadas costumam ter maior resistência a transmissão.

Uma das formas mais recomendadas de segurar a vibração da parede é utilizando materiais que absorvam a energia da onda sonora, que conhecida como parede dry-wall, usa lã de rocha ou lã de vidro.
A onda de ar, ao bater na primeira parede, perde pouco de sua energia e travessa através da vibração. Porém, encontra um material denso e poroso (lã de rocha), que absorve boa parte de sua energia transmitida. O que não é absorvido chega até a parede de alvenaria, que faz a absorção de mais uma parte do som e, com esta técnica, é possível conseguir boa redução do ruído.

Para que um isolamento acústico seja efetivo, é necessário verificar todas as possíveis falhas que possibilitarão a passagem do ar para o ambiente externo. Os principais elos desta etapa são as portas, janelas e o ar condicionado.

Em caso de home estúdio, onde sempre há essas dificuldades, podem ser utilizadas alternativas às janelas e às portas comuns no mercado, que são preparados para isolar o som. Neste caso opte por materiais densos e sem frestas.

Outra boa prática é utilizar contato de borracha com borracha. Exemplo: em uma porta, utilizar borracha no batente e na folha. Isso vai garantir que o ar não passe.

E quanto à ventilação?  A solução são as estruturas de ventilação preparadas para absorver as ondas sonoras durante a troca de ar externo e interno. Locais especializados como a Amplitude Acústica podem te auxiliar nesta tarefa e muito mais!

Deixe uma resposta

TOP