Gravações profissionais em Home Studios

por / sexta-feira, 08 janeiro 2016 / Publicado em Isolamento acústico, Tratamentos acústicos

Produções de áudio profissionais podem ser feitas em estúdios domésticos com os devidos softwares, programas e tratamento acústico

O avanço da tecnologia e o acesso a ela proporcionam facilidades no dia a dia das pessoas e suas profissões.  Dentre os que são beneficiados estão os músicos, que hoje contam com um suporte simplificado para realizar as suas produções de áudio de forma profissional, sem precisar sair de casa.

Os chamados home studios proporcionam aos artistas a possibilidade de criar, gravar e veicular o material produzido em um estúdio doméstico, com custo acessível e capaz de se adaptar a pequenos espaços.  Desde uma dependência de empregada até um quarto de hóspedes, os home studios são pensados para atender as demandas do músico sem deixar de lado a tecnologia e os aparatos necessários para a produção de um material de qualidade.

 Home studio

Com as novas tecnologias, os equipamentos que antes ocupavam espaço e demandavam uma estrutura maior são substituídos por softwares, e até 80% do estúdio pode ser feito de forma digital, com mesas de sons, compressores, reverbs e equalizadores virtuais.

Programas de áudio para gravação que devem ser adquiridos

A escolha dos programas é pessoal e varia de acordo com a necessidade de cada músico. Dentre eles destacam-se o Nuendo, Cubase, Pro Tools e Logic, por exemplo. Seja qual for a escolha, é essencial que o programa seja multicanal e que aceite plugins de edição, programas que proporcionam efeitos, como a equalização, por exemplo.

A importância do tratamento acústico nos home studios

Não adianta investir nos melhores programas, em microfones condensadores e dinâmicos, e cabos modernos se a estrutura do Home Studio não receber o tratamento acústico necessário. Ele é essencial para evitar interferências de som nas gravações, que é o que diferencia produções amadoras das profissionais.

Para o tratamento acústico do Home Studio, é aconselhável o uso de alguns materiais, como carpete, espumas e vidros preparados para o isolamento do ambiente.

Com um projeto personalizado e planejado para o espaço e as necessidades dos músicos, o Home Studio é uma excelente alternativa para a produção artística.

Deixe uma resposta

TOP