Exposição ao ruído excessivo pode causar doenças e reduzir a produção no trabalho

por / quarta-feira, 05 março 2014 / Publicado em Isolamento acústico

A qualidade de vida do ser humano afeta diretamente o seu desempenho no local de trabalho assim como más condições do ambiente de trabalho podem causar estresse e outras doenças nas pessoas.

Hoje vivemos todos sob contínua tensão, não só no ambiente de trabalho, como também na vida em geral. Um dos fatores que mais prejudicam os profissionais é a exposição ao barulho.

Isolamento acústico para controle de ruido industrialO ruído excessivo pode causar estresse, provocar irritabilidade e diminuir a concentração. O barulho tem efeitos físicos e/ou psicológicos nas pessoas. Experiências com pilotos de aeronaves, por exemplo, demonstraram que, a exposição a ruídos de alta intensidade das turbinas aéreas, além da perda de audição, reduziu também a produção de testosterona pela metade.

O estudo RUÍDO: EFEITOS EXTRA-AUDITIVOS NO CORPO HUMANO, do CEFAC (Centro de Especialização em Fonoaudiologiaca Clínica), apontou que a exposição a níveis elevados de ruído por determinado período altera a condutividade elétrica no cérebro, causa fadiga, interfere na concentração e reduz a performance e o rendimento de trabalho.

O avanço da tecnologia e inovações no mercado competitivo fazem com que as empresas busquem agregar valor no ambiente de trabalho, como investir mais na saúde laboral de seus funcionários.

O controle do ruído é a primeira ação contra a exposição ao ruído excessivo. A redução de alguns decibéis já diminui o risco para a audição.

Existem várias maneiras de controlar a exposição do trabalhador ao ruído no local de trabalho, entre elas:

Operar máquinas ruidosas durante os turnos quando menos pessoas estão expostas;

Fazer rodízio quando não for possível eliminar ou reduzir a fonte de ruído;

Construir áreas prevendo um isolamento acústico onde os trabalhadores possam ter alívio depois de ficar expostos a fontes de ruído perigosos;

Restringir presença do trabalhador a uma distância adequada do equipamento ruidoso.

O controle da exposição ao ruído através da distância é muitas vezes uma forma eficaz, simples e de baixo custo. Aumentar a distância entre a fonte de ruído e o trabalhador reduz a sua exposição. Em espaço aberto, para cada duplicação da distância entre a fonte de ruído e o trabalhador, o ruído é reduzido em 6 decibéis.

Em empresas onde a exposição ao ruído é muito maior, apenas um projeto de isolamento acústico será suficiente para proporcionar melhor qualidade de vida, saúde e segurança dos trabalhadores.

Deixe uma resposta

TOP