Entenda a diferença entre isolamento e tratamento acústico

por / sexta-feira, 20 fevereiro 2015 / Publicado em Destaques, Isolamento acústico, Projeto isolação acústica, Tratamentos acústicos

Isolamento e tratamento acústico têm como objetivo proporcionar conforto auditivo aos usuários, porém são feitos de forma bastante diferente.

A fim de te ajudar na acústica, seja ela em uma empresa, estúdio musical ou até mesmo um cômodo residencial, hoje falaremos da diferença entre o isolamento e o tratamento acústico.

O isolamento protege o usuário das interferências de ruídos, tanto internos quanto externos, pois ele tem o objetivo de barrar a entrada e/ou saída dos ruídos entre cômodos de um apartamento, por exemplo. Também tem a função de barrar os ruídos de dentro para fora, caso típico de casas de shows, casa noturnas, bares e restaurantes que não podem deixar o som invadir a vizinhança.

Existem produtos para isolamento sonoro que podem ser aplicados em  pisos, paredes, forros, tubulações hidráulicas e muito mais. Geralmente, estes produtos fazem parte de um sistema isolante, portanto, na maioria das vezes, não ficam aparentes no ambiente. Um exemplo disso é a própria lã de vidro, elemento indispensável para garantir o isolamento acústico entre os ambientes.

Isolamento Acústico

Já o tratamento acústico é o fenômeno que minimiza a reflexão das ondas sonoras num mesmo ambiente. Ou seja, diminui ou elimina o nível de reverberação (que é uma variação do eco) num mesmo espaço. Nestes casos se deseja, além de diminuir os níveis de pressão sonora do recinto, melhora o nível de inteligibilidade. A reflexão de som por superfícies é extremamente importante em auditórios e recintos em que a boa audibilidade seja necessária. Por outro lado, onde for necessário atenuar o ruído e controlar o espalhamento do som, é necessário tratar as superfícies de tal modo que reduzam a energia sonora refletida. Isto quer dizer que,a parte da onda que não for absorvida ou transmitida, é refletida de volta para o recinto.

Auditorio

 

Deixe uma resposta

TOP