Enclausuramento de máquinas tem o objetivo de proteger a saúde de profissionais

por / quinta-feira, 02 julho 2015 / Publicado em Isolamento acústico, Projeto isolação acústica
enclausuramento de máquinas

O Enclausuramento de Máquinas destina-se ao confinamento acústico de equipamentos que geram um nível de ruído elevado.

O barulho excessivo em empresas pode ser a causa de diversas doenças, mas principalmente causa perdas auditivas, que podem ser classificadas em trauma acústico, surdez temporária e surdez permanente. A exposição repetida dia após dia, a um barulho excessivo, pode levar o indivíduo a uma surdez permanente.

O ambiente de trabalho deve ser um local tranquilo, sem barulhos excessivos, com espaço suficiente entre os funcionários, em suma, um lugar sonoramente agradável. Isso nem sempre ocorre principalmente em empresas que utilizam máquinas e equipamentos.

enclausuramento de máquinas

A Norma Regulamentadora n° 12 foi criada em 1978 com objetivo de regulamentar a proteção de trabalhadores em relação a máquinas que produzem barulho excessivo. A NR 12 atinge todo tipo de empresa que dispõe de máquinas e equipamentos novas ou usadas no exercício de sua atividade como motosserras, prensas, compressores, motores, sopradores, grupos geradores, injetoras de materiais plásticos e outras. Todas as empresas que dispõem de máquinas e equipamentos no exercício de sua atividade empresarial estão sujeitas ao que estabelece a NR-12, sob pena de incorrer em multa.

O isolamento acústico em ambientes de trabalho deve ser realizado conforme necessidade de cada projeto. Através de análise e estudo do ambiente, nível de ruído e das máquinas envolvidas é possível identificar o material indicado para isolar a fonte de ruído.

Soluções mais comuns aplicadas para o enclausuramento de máquinas:

– Cabinas Acústicas
– Barreiras Acústicas
– Atenuadores de ruídos
– Portas Acústicas
– Paredes Acústicas
– Venezianas Acústicas
– Materiais absorvedores, etc.

Para saber mais e consultar a melhor solução para reduzir o barulho com máquinas na sua empresa consulte profissionais especializados.

Deixe uma resposta

TOP