Principais diferenças entre a lã de vidro e a lã de rocha

por / terça-feira, 02 setembro 2014 / Publicado em Isolamento acústico

Tanto a lã de vidro, quanto a lã de rocha são excelentes opções para realizar o isolamento acústico e térmico de sua casa. As diferenças estão basicamente na matéria prima utilizada em casa uma: na lã de vidro, é utilizada a areia; na lã de rocha, rochas.

Lã de vidro

Na construção civil, os materiais podem ser utilizados no miolo de paredes de drywall, forros absorventes acústicos e entre telhas metálicas. Ao elaborar o seu projeto de isolamento acústico, é preciso levar em conta a espessura e densidade da lã, para alcançar o desempenho desejado. Aí está outra diferença: a lã de rocha é produzida com densidades de 32 kg/m³ a 160 kg/m³. A lã de vidro, de 10 kg/m³ a 100 kg/m³.

A lã de rocha também resiste a temperaturas mais elevadas, superiores a 200ºC, e é resistente a fogo. Assim, pode ser uma boa opção para proteção em indústrias ou locais que tenham risco de incêndio. A lã de vidro, por sua vez, é leve, fácil de manusear e é incombustível.

Como a lã de vidro e a lã de rocha são fabricadas

A lã de vidro é fabricada em alto forno a partir de sílica e sódio, a uma temperatura altíssima, aproximadamente 1500ºC, que forma uma massa em estado plástico viscoso e aumenta na medida em que esfria. É utilizada na construção civil desde os anos 1950.Lã de rocha

A lã de rocha é precedente de depósitos vulcânicos e era empregada pelos nativos em ilhas do Havaí na cobertura de suas casas, para proteção contra o frio e o calor.

Mas afinal, devo escolher a lã de vidro ou a lã de rocha para meu projeto acústico?

Depende. Cada projeto tem objetivos bem específicos. As duas são ótimas opções, mas para ter certeza sobre qual escolher, o ideal é consultar um especialista e garantir que a opção seja a melhor para a sua necessidade.

Deixe uma resposta

TOP