Dicas para construir uma sala a prova de som na sua casa

por / quarta-feira, 12 Março 2014 / Publicado em Isolamento acústico

Construir um estúdio de gravação ou espaço para música na própria residência é o sonho de muitas pessoas. Hoje em dia existe uma grande quantidade de materiais e técnicas para um bom isolamento acústico para construir uma sala à prova de som com baixo custo.

 Teto e paredes

Paredes próprias para o isolamento acústico devem ser mais espessas. O som é atenuado quando forçado a vibrar através de várias camadas de material de diferentes densidades.

Existem dois principais métodos para isolar um cômodo que podem ser aplicados em paredes pré existentes. Existem materiais próprios para isolamento acústico que podem ser aplicados nas paredes com objetivo de transformar a energia sonora em energia térmica. Outros materiais mais leves de formato ondulado (parecem caixas de ovo) também podem ser utilizados como revestimento.

Outra alternativa é usar paredes duplas e tetos rebaixados com gesso. Reforce as paredes já existentes com placas de madeira ou cubra-as com uma nova camada de revestimento. Você também pode deixar um espaço vazio entre as placas instaladas e preenchê-lo com material de isolamento acústico.

Piso

A maneira mais simples de isolar o som entre andares de uma casa é usando carpetes específicos para isolamento acústico.

 Painéis acústicos

Se o isolamento acústico em seu quarto não for suficiente, você também pode usar painéis acústicos. Antes de instalar, certifique-se que a parece tem a estrutura apropriada para anexá-los. É preciso uma superfície forte e lisa para fixar painéis acústicos nas paredes.

Mas se você precisa de uma solução mais rápida, simples e barata, use cobertores. É possível absorver uma quantidade razoável de som apenas pendurando cobertores grossos nas paredes. Usar estantes é outra solução que melhora o isolamento acústico entre os cômodos de uma casa. Uma estante de livros, por exemplo, pode vir a ser uma barreira de som bastante eficaz.

Deixe uma resposta

TOP