Dicas essenciais para maior conforto acústico na sua casa

por / quinta-feira, 21 julho 2016 / Publicado em Isolamento acústico, Tratamentos acústicos

As escolhas certas de elementos e materiais a serem usados na sua casa podem influenciar diretamente no conforto acústico dos ambientes

Vizinhos barulhentos, música alta, trânsito na rua, construções, alarmes de carro, máquinas e equipamentos industriais.Ele está por toda parte, e talvez por isso a gente não se dê conta do quanto pode ser prejudicial. Pesquisas mostram que o ruído fora de controle constitui um dos agentes mais nocivos à saúde humana. O barulho atrapalha na concentração, interfere na qualidade do sono e pode causar estresse e até desencadear quadros mais graves, como perda da audição, zumbidos, ansiedade, nervosismo, doenças cardiovasculares e até mesmo impotência sexual.

Mas se é tão presente na nossa rotina e ficamos expostos a ele durante todo o dia, como fazer para, no final do dia, ter condições sonoras ideais para relaxar e, enfim, se desconectar e não sucumbir às preocupações e ao estresse?

O conforto acústico ideal, muitas vezes somente é alcançado com um tratamento adequado na estrutura da construção. Mas algumas mudanças simples como tecidos grossos, tapetes e cortinas, e outras mais profissionais podem garantir ambientes antirruídos.

No post de hoje nós vamos mostrar alternativas no projeto da sua casa para que você possa ter um melhor conforto acústico nos ambientes do seu lar.

la de vidro

Revestimentos acústicos com lã de vidro

A lã de vidro é um dos produtos que têm maior capacidade isolante térmica, além de ter excelente desempenho quando aplicado em projetos de tratamento acústico. Por ter um alto coeficiente de absorção sonora, ela é indicada para ser usada em forros ou em paredes duplas, impedindo as transmissões de sons de um ambiente para o outro.

A lã de vidro pode ser usada para isolamento acústico de diversos tipos de ambientes, como escritórios, lojas, restaurantes,cinemas, teatros, home theater, supermercados, entre outros. Quando não prevista na construção, a instalação de lã de vidro não precisa ser muito difícil. Construir uma parede a mais tanto de alvenaria ou de gesso acartonado, utilizando lã de vidro entre elas, é uma solução, de certa forma, simples.

Janelas-anti-ruído-1

A janela é geralmente o ponto mais vulnerável à passagem do som nas fachadas. Principalmente para quem mora em áreas movimentadas de grandes centros, o barulho excessivo das ruas acaba invadindo a casa e acabando com a tranquilidade. Um item que auxilia na comodidade e conforto acústico é a janela acústica, também conhecida como janela antirruído.

Os tipos de janelas acústicas são variados, com aberturas frontais, laterais ou basculantes. A utilização de vidros de 4 mm já basta para isolar um barulho de 28 decibéis e vidros de 20 mm são capazes de reduzir até 40 decibéis, As janelas acústicas proporcionam uma redução sonora superior a 90%, e para quem já tem casas ou apartamentos prontos, as janelas acústicas são excelentes opções, pois não exigem grandes obras.

2013-06-14-19.14.20

Portas acústicas

De nada adianta aumentar o isolamento das paredes, piso ou teto, se o barulho continua entrando pela porta. As portas acústicas servem como barreira á passagem do som de um ambiente para outro e são elementos essenciais em projetos de controle de ruído.

Normalmente utilizadas em ambientes com maior produção de ruído, como estúdios, auditórios, centrais de ar condicionado, teatros, cinemas e casa de máquinas, também podem ser instaladas na entrada de uma casa localizada em uma rua movimentada, por exemplo, reduzindo a exposição dos moradores ao barulho excessivo.

Buscando um melhor resultado, as portas acústicas podem ser fabricadas em MDF, madeira ou alumínio, com vedação em todo o perímetro e preenchidas internamente com material acústico de alta densidade que pode ser lã de vidro ou a uma mistura de areia seca. A escolha do material isolante depende do peso que a porta deve suportar e do isolamento pretendido.

Uso de tapetes e cortinas

Além dessas soluções, digamos, estruturais de um projeto, existem outras formas simples para conquistar um maior conforto acústico dentro de casa. A decoração pode ser uma grande aliada nesse desafio, e se você gosta de tapetes e cortinas nos ambientes da sua casa, use e abuse desses elementos.

Os tapetes, além de complementarem a decoração e aquecer os ambientes, ajudam a abafar os sons. As cortinas, por sua vez, dificultam a transmissão sonora de um local para outro, ainda mais quando são feitas com tecidos mais grossos. Essas características auxiliam na obtenção dos resultados de tratamento acústico, e por isso devem ser incorporados aos projetos de interiores.

Revista-Casa-e-Jardim2

Madeira em paredes, pisos, portas e janelas

Outro material que podemos acrescentar na decoração da casa com facilidade, como em pode ser usada portas e janelas e também em paineís na parede, e que ajuda a absorver o barulho é a madeira. Com alto índice de absorção de impacto, ela é uma das melhores escolhas para combater o ruído.

No piso, o melhor é usar concreto ou cortiça que são materiais com alta capacidade de absorção do som. Mas se o piso da sua casa for de madeira, o melhor será complementar com tapetes, como já falamos acima.

Se você busca um maior conforto acústico na sua casa ou empresa, preste atenção nessas dicas e tente melhorar o controle de ruído. Mas se o seu problema é maior e a solução tem que ser mais robusta, procure uma empresa especializada em tratamento acústico.

Deixe uma resposta

TOP