Como fazer um isolamento acústico no seu veículo

por / segunda-feira, 27 abril 2015 / Publicado em Isolamento acústico, Projeto isolação acústica

Ainda que pouco conhecido, o isolamento acústico para veículos pode ser feito de maneira fácil e eficiente, contribuindo para o bem estar auditivo até mesmo dentro do automóvel

Se você preza pelo conforto dos seus ouvidos, saiba que é possível reduzir bastante a intensidade de ruídos em automóveis, através de um sistema de isolamento acústico. Isso irá não apenas proporcionar um ambiente mais agradável, mas também permitir que seu sistema de som automotivo apresente melhor desempenho, eliminando a necessidade de recursos avançados e manutenções.

O primeiro passo é escolher os materiais de isolamento que serão utilizados. Mantas de isolamento, espumas de absorção, spray (de poliuretano, de lã de vidro, etc) ou painéis de fibra. Para obter um resultado superior, é recomendada uma combinação de diversos materiais. As utilidades de isolamento absorvem as ondas sonoras, atenuam a ressonância e amortecem vibrações.

Isolamento acústico para carros

Crédito de imagem: Divulgação

Escolhido o material, meça os painéis das portas e as áreas do piso sob os tapetes, aqueles em que você pretende utilizar o revestimento acústico.

Corte a manta ou a espuma no formato e tamanho adequado. Se necessário, remova a tapeçaria do carro.

Para preder o material de isolamento acústico, utilize adesivos de alta aderência nas regiões escolhidas para o trabalho de isolamento.

Instale o material de isolamento acústico. Após a aplicação dos adesivos e o material, pressione de maneira bem firme, para que a aderência seja eficiente.

Você pode utilizar spays ou qualquer outro material de isolamento acústico para complementar e cobrir as áreas menores.

Mantas de isolamento acústico reforçadas e revestidas metalicamente, são resistentes ao calor e podem ser utilizadas próximas ao motor.

Após a finalização das áreas de isolamento acústico, deixe todas as partes secarem corretamente e aproveite.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

TOP