Como evitar que a poluição acústica cause perda auditiva nos trabalhadores da indústria

por / quinta-feira, 08 dezembro 2016 / Publicado em Isolamento acústico, Projeto isolação acústica
poluiçao sonora nas indústrias, poluição sonora no trabalho

Soluções de isolamento acústico são as principais aliadas da indústria na prevenção da saúde de seus trabalhadores

Em tempos de crise econômica, o mercado industrial é um dos que mais sofre. A queda no consumo provocada pelas dificuldades financeiras da população acaba afetando a indústria, que tem que passar a reduzir custos e produzir menos. Mas, se tem algo que não pode passar a receber menos atenção e investimento é a segurança. Principalmente em uma época em que o próprio lucro diminui, as empresas têm que se planejar para não sofrer perdas financeiras inesperadas como o pagamento de funcionários afastados ou mesmo indenizações trabalhistas.

Nesse sentido, é fundamental que as indústrias protejam mais seus funcionários, equipamentos e instalações. Se pagar salários com consumo e produção reduzida já não está fácil, muito pior é esse funcionário ser afastado por problemas de saúde. Ou, pior ainda, acionar a empresa na justiça por prejuízo a sua saúde em decorrência de más condições no ambiente de trabalho.

Poluição acustica na industria

Soluções acústicas evitam barulho excessivo em ambientes industriais e prejuízos aos trabalhadores

As perdas auditivas em decorrência do barulho excessivo estão entre as doenças relacionadas ao trabalho que mais causam afastamento de funcionários.

Pesquisas apontam que mais da metade dos trabalhadores da indústria atua em ambientes com a presença de ruído excessivo. Apesar de não existirem números exatos de trabalhadores acometidos por esse tipo de problema, pelas amostras de indústrias que divulgam seus dados, de 10 a 60% dos trabalhadores expostos ao barulho excessivo sofre algum grau de lesão auditiva.

Por isso é importante que as empresas invistam em soluções de isolamento acústico, especialmente o isolamento de máquinas e equipamentos.

http://www.amplitudeacustica.com.br/servicos/enclausuramento-de-maquinas/

3 dicas que ajudam a melhoram a sensação acústica nas indústrias

  • O enclausuramento de máquinas é uma boa aplicação quando há a necessidade de confinar alguma máquina de pequeno, médio ou grande porte, que emita barulho elevado.  
  • Locais com alto nível de ruídos também podem implantar o abafador de ruído, apresentando altos índices de redução de barulho.
  • Outra solução muito utilizada na indústria é a cabine de proteção. O equipamento é projetado e construído para proteger os trabalhadores de acidentes causados por máquinas em operação.

Além disso, é importante realizar avaliações periódicas do barulho no ambiente de trabalho, como forma de manter boas condições para o desempenho das funções. De acordo com a NBR 10151 da ABNT, em áreas predominantemente industriais o nível de ruído permitido é de 70 dB durante o dia e 60 dB à noite. 

Cabine audiométrica

Cabine Audiométrica auxilia na avaliação da perda auditiva

A audiometria é responsável por analisar a capacidade auditiva das pessoas. Ela é uma grande aliada das indústrias, que se preocupam em garantir a saúde de seus colaboradores. De acordo com a Portaria nº 19 do Ministério do Trabalho (09/04/1998) e a Resolução n° 346 do Conselho Federal de Fonoaudiologia (30/03/2009), para que um exame audiológico seja válido, ele precisa ocorrer em local em que os níveis de ruído ambiente estejam abaixo dos limites estabelecidos pela norma ISO 8253-1 (Acoustics – Audiometric test methods).

Para garantir a confiabilidade dos testes de audição, eles precisam ser realizados dentro de uma cabine audiométrica com isolamento acústico perfeito.  Além de determinar se há níveis de perda auditiva, o exame ajuda a fornecer subsídios para um projeto de correção acústica, quando necessário.

Deixe uma resposta

TOP