Como equipar seu carro com isolamento acústico

por / terça-feira, 28 outubro 2014 / Publicado em Isolamento acústico

No post anterior, relacionamos os materiais necessários para fazer um bom isolamento acústico no seu carro. De posse dos materiais (mantas de isolamento, espumas de absorção, spray de poliuretano ou lã de vidro e painéis de fibra) agora é mãos a obra.

Confira abaixo o passo a passo para fazer o isolamento acústico do seu carro.

– Adicione peso aos painéis internos utilizando mantas de isolamento. Isso deverá reprimir a tendência natural dos painéis de vibrarem, diminuindo assim os ruídos.

1

– Instale mantas de isolamento entre os dois painéis de uma porta que estejam próximos um ao outro, para abafar as vibrações produzidas nesse espaço entre painéis.

2

– Instale mantas de isolamento no compartimento do motor. Mantas de isolamento são reforçadas/revestidas metalicamente, para torná-las resistentes ao calor, o que permite sua utilização próxima ao motor. Para isso, você deverá utilizar um adesivo de contato resistente a altas temperaturas, que poderá ser adquirido em uma loja de autopeças.

3

Método 1 – Sprays de Espuma de Isolamento

Preencha espaços menores utilizando spray de isolamento. Em sua composição há um material que se expande durante a secagem ou cura, o que permite que ele chegue a locais de difícil acesso. Esse material, naturalmente, é dotado de notável capacidade de absorção de ruídos. Não costumam haver restrições quanto ao uso do spray em qualquer local, mas, na dúvida, consulte o rótulo.

4

Método 2 – Painéis de Fibra e Mantas de Isolamento

1 Meça os painéis das portas e as áreas do piso sob os tapetes nas quais você pretende utilizar este tipo de isolamento.

5

2 Corte o painel ou a manta no formato e tamanho adequado. Se necessário, remova a tapeçaria do carro.

6

3 Aplique adesivo de alta aderência à região do veículo na qual você deseja instalar o material de isolamento.

7

4 Instale o material de isolamento, após a aplicação do adesivo, pressionando firmemente para assegurar a aderência perfeita.

8

5 Utilize spray ou qualquer outro material de isolamento complementar conforme necessário.

9

6 Aguarde o devido tempo de secagem ou cura do adesivo.

10

Fonte: WikiHow

 

Deixe uma resposta

TOP