Fale Conosco agora (41) 99267-5248

Características e principais utilidades da lã de rocha

por / terça-feira, 18 março 2014 / Publicado em Isolamento acústico, Tratamentos acústicos

A lã de rocha é um material isolante térmico e incombustível que também tem propriedades de isolamento acústico.

A lã de rocha provém de fibras minerais de rochas vulcânicas, entre elas o basalto e o calcário. Aquecidas a temperaturas em rorno de 1500 ºC, as pedras se fundem são transformadas em filamentos. As fibras são então aglomeradas com resinas orgânicas e óleos impermeabilizantes resultando numa massa semelhante à lã que, conforme o tratamento final e dependendo do grau de compactação, poderá ser flexível ou rígida.

Durante o processo de produção as fibras são prensadas com a densidade e espessura de acordo com o objetivo.  Dessa forma, podem se tornar placas rígidas ou semi-rígidas, feltros ou flocos, que podem depois converter-se em outros materiais como tubos, forros, porta corta-fogo, etc.

Origem da lã de rocha

A lã de rocha é uma lã mineral procedente de depósitos vulcânicos que era empregada pelos nativos das ilhas havaianas na cobertura de suas moradias para protegê-los do frio e do calor. Desde essa época, a lã de rocha era usada para revestir o forro das casas devido a sua capacidade de suportar o frio e o calor intenso.

Características e propriedades da lã de rocha

  • Incombustibilidade
  • Resistência ao fogo
  • Segurança
  • Absorção acústica elevada
  • Boa resiliência à temperaturas de até 750ºC
  • Facilidade de manuseio
  • Resistente a vibrações
  • Imputrescível, inodora e quimicamente neutra
  • Possui baixo nível de condutividade térmica

la de rocha

A lã de rocha é utilizada principalmente em indústrias e na construção civil

Fabricada em todo o mundo, a lã de rocha, devido a suas características tanto térmicas como acústicas, é vastamente usada nos mercados  seguintes segmentos de mercado: Industrial, Construção Civil, Naval, Petroleiro, Termelétrico, Proteção Passiva contra o fogo, Hidropônico, entre outros.

No mercado industrial a lã de rocha é considerada excelente isolamento térmico para equipamentos e tubulações Industriais.

Na Construção Civil, a lã de rocha é muito usada em reformas e construções de imóveis, garantindo conforto ambiental, segurança e aumento no rendimento de equipamentos industriais, gerando economia de energia com aumento de produtividade.

Com os avanços tecnológicos em sua produção, a lã de rocha se adapta perfeitamente às necessidades da arquitetura moderna que busca soluções leves, duradouras e de fácil instalação capazes de cumprir os princípios de resistência mecânica.

 

Apresentação e indicação de uso da lã de rocha

  • Tubos de lã de rocha: utilizam uma cobertura de filme de alumínio e são indicados para isolar termicamente e acusticamente sistemas de ar condicionado e outras tubulações.
  • Flocos de lã de rocha: utilizados para isolar termicamente ou acusticamente equipamentos e ambientes de difícil acesso.
  • Feltros de lã de rocha: utilizados em tubulações em geral, forros e caixas acústicas residenciais.

Lã de rocha para isolamento e tratamento acústico

Graças à sua estrutura fibrosa, a lã de rocha tem grande capacidade de absorção acústica, através de tratamento acústico do ambiente, ou como auxiliar na redução na transmissão de som entre ambientes.

Por isso, o produto é aplicado em forros, paredes de alvenaria ou drywall ou sob pisos flutuantes, ajudando a evitar que ruídos do lado de dentro do imóvel interfiram no ambiente externo, como também  que os ruídos do ambiente externo penetrem nos imóveis e sejam prejudiciais para os habitantes do imóvel, chegando a proporcionar ganhos de isolamento acústico que chegam a até 10 decibeis.

Além das paredes, a lã de rocha é indicada para uso em contrapisos flutuantes, atenuando o sons de impactos e a vibração de tubulações hidráulicas. Também é utilizada em tratamentos absorventes salas de aula, auditórios e restaurantes com o objetivo de controlar a reverberação e melhora da inteligibilidade do som.

 

Deixe uma resposta

TOP