Características e principais utilidades da lã de rocha

por / terça-feira, 18 março 2014 / Publicado em Isolamento acústico, Tratamentos acústicos

A lã de rocha é uma lã mineral procedente de depósitos vulcânicos que era empregada pelos nativos das ilhas havaianas na cobertura de suas moradias para protegê-los do frio e do calor.

Isolamento acústico Lã de rochaA lã de rocha tem como principais características a resistência ao fogo, baixa condutibilidade térmica, elevado índice de absorção acústica, facilidade de manuseio, boa resiliência e resistência a vibrações.

A lã de rocha é um material indicado para tratamento acústico e também para isolamento térmico, principalmente de temperaturas na faixa de 50º C até 600º C.

Devido às suas características termo-acústicas, a lã de rocha é muito usada nos mercados de construção civil, industrial, automotivo e eletrodoméstico entre outros.

A lã de rocha garante conforto ambiental, segurança e aumento no rendimento de equipamentos industriais, gera economia de energia com aumento de produtividade.

Lã de Vidro proporciona isolamento Térmico e acústico

A Lã de vidro é um composto utilizado em larga escala na construção civil desde os anos 1950. Por suas propriedades físicas e químicas, é um dos mais tradicionais isolantes acústicos e térmicos usados no mundo.

A lá de vidro é muito utilizada na construção civil quando o objetivo é obter conforto térmico e acústico em prédios comerciais e residenciais.

Isolamento acústico

Por ser um material fibroso, a lã de vidro é um dos melhores materiais para o tratamento acústico, podendo ser usada na isolação acústica, que é a construção de barreiras para evitar a transferência de uma onda sonora de um ambiente para o outro ou na absorção acústica para melhorar a qualidade acústica dos ambientes.

Isolamento térmico

A lã de vidro é um material incombustível e por isso é indicada em todo tipo de projetos de edificações comerciais ou residenciais. O isolamento térmico proporcionado pela fibra de vidro possibilita o uso racional de energia, principalmente nos sistemas de ar-condicionado, possibilitando o uso de equipamentos de menor porte e, com isso, diminuindo o consumo.

Características da Lã de Vidro:

É leve, fácil de manusear e de cortar;

É incombustível, evitando a propagação das chamas e o risco de incêndio;

Tem elevado coeficiente de absorção acústica;

Não ataca as superfícies com as quais mantém contato;

Não deteriora nem favorece a proliferação de fungos ou bactérias;

Não é atacada pela ação de roedores;

O desempenho não é comprometido se exposta à maresia;

É resistente à água, agentes químicos e naturais;

A capacidade isolante não diminui com o passar do tempo.

Deixe uma resposta

TOP