Cabines Acústicas garantem proteção coletiva em indústrias No ratings yet.

por / sexta-feira, 28 outubro 2016 / Publicado em Informações Acústicas

Soluções acústicas industriais otimizam produção e facilitam logística das máquinas no parque fabril

Apesar do desaquecimento da economia nos últimos anos, o crescimento populacional e o próprio progresso exige um ritmo maior de produção por parte das indústrias. Apesar da evoução das tecnologias industriais, esse ritmo produtivo acelerado, quando não tomados todos cuidados necessários, acaba aumentando ainda mais as fontes de ruídos presentes nas cidades, provocando danos à saúde da população.

Sinônimos de progresso e geração de empregos, as indústrias são grandes geradoras de ruídos que acabam afetando a concentração e o desempenho dos trabalhadores e prejudicando, muitas vezes, sua saúde. O problema gera a preocupação com o bem-estar das pessoas no trabalho e tem levado muitas empresas a investirem em soluções acústicas para reduzir o barulho de seus maquinários e as consequências causadas por eles.

A legislação é outro fator que faz com que as empresas busquem mais qualidade acústica para seus ambientes fabris. Visando o bem-estar de todos, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) vem estabelecendo padrões de confortabilidade acústica e controle da poluição sonora, através de normas que contribuem para a saúde do ser humano e  integridade do meio ambiente.

A Norma NBR 10151 da ABNT, por exemplo, determina que o nível máximo de ruído permitido seja 70 dB durante o dia e 60 dB durante a noite, em áreas predominantemente industriais.

Pesquisas realizadas pelo Ministério da Saúde indicam que a exposição ao ruído é a terceira maior causa de doenças ocupacionais no Brasil. Todo e qualquer ruído que ultrapasse a casa dos 55 decibéis é considerado prejudicial à saúde, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ligada diretamente ao risco da perda auditiva, a exposição a ruídos é extremamente prejudicial quando o nível de pressão sonora e o tempo de exposição ultrapassarem esses limites. Uma das doenças mais comuns é a Perda Auditiva Induzida por Ruído, popularmente conhecida como PAIR. A alteração é resultado da exposição contínua a níveis acima de 85 dB por mais de 8 horas.

Além disso, pessoas submetidas a esses níveis de exposição também estão sujeitas a problemas gástricos, cardíacos, dor de cabeça, insônia, estresse, irritabilidade, diminuição da concentração e zumbido.

Cabine acústica industrial garante isolamento

Uma das formas de não interferir e ainda otimizar a produção em ambientes industriais muito barulhentos é a instalação de Cabines Acústicas. Dentro delas é feito o confinamento acústico de máquinas que geram nível de ruído além do limite estipulado pela legislação.

As cabines acústicas industriais são projetadas de acordo com a necessidade de cada empresa, levando em conta o espectro sonoro gerado pela máquina e o nível de ruído desejado no lado externo da mesma.

A estrutura de uma cabine e seus painéis acústicos são formados por aço carbono e possuem um suporte de sustentação.

Cabines para Operadores

Quando não é possível realizar o enclausuramento da máquina (por causa do tamanho ou espaço na indústria), a solução é a utilização das cabines como forma de proteger os operadores.

As cabines para operadores são feitas sob medida, para atender às necessidades específicas de cada empresa e contam com portas de acesso rápido e visores acústicos em todo perímetro que facilitam a visualização ampla do ambiente aos operadores. As estruturas metálicas são confeccionadas com painéis acústicos modulares de fechamento lateral e teto em aço carbono, galvanizado ou inox, materiais que proporcionam um bom isolamento de ruídos.

Além de proporcionarem melhores condições no ambiente de trabalho, outra vantagem dessas cabines é que, por serem flexíveis, podem ser remanejadas para outros locais quando necessário.

Além de indústrias, as cabines acústicas são muito utilizadas em outros lugares onde o silêncio é necessário, como por exemplo, em estúdios de gravação ou locais com tradução simultânea.

Construa sua própria cabine acústica

Em algumas situações em que a exigência não é tão grande, muitas vezes é possível diminuir a incidência de barulho em um determinado ambiente com “cabines caseiras” que podem ser feitas a base de MDF e lambri. Também é possível adicionar lã de vidro entre as paredes para permitir o isolamento máximo do som exterior. Por possuir alto índice de absorção acústica, o material chega a ser utilizado na construção civil e em indústrias. Para melhorar ainda mais o isolamento, incluir espuma acústica no revestimento da cabine ajuda a barrar a interferência externa do barulho.

Please rate this

Deixe uma resposta

TOP