Cabine acústica como solução para ambientes industriais

por / sexta-feira, 31 março 2017 / Publicado em Informações Acústicas

Para garantir melhores condições de trabalho em indústrias, a cabine acústica exerce um importante papel.

A exposição constante ao barulho excessivo nos diversos ambientes pode causar problemas de saúde. No ambiente de trabalho, onde passamos 8h por dia, o prejuízo pode ser ainda maior. Além dos males que pode causar aos trabalhadores, a poluição sonora resultante de fábricas pode interferir na vida de moradores que vivem nas proximidades, causando ainda mais problemas.

Por isso, investir em soluções acústicas para diminuir a exposição ao barulho é fundamental para impedir que o barulho excessivo cause prejuízos aos operários e garantir melhores condições e bem-estar a todas as pessoas que têm relacionamento direto ou indireto com as indústrias.

Cabine acústica é solução para ruído industrial

Problemas de saúde gerados pela exposição ao barulho excessivo

A saúde dos funcionários que precisam lidar com ambientes muito barulhentos pode ser afetada de diversas maneiras, muito além da deficiência auditiva que por si só já se trata de um grande problema.

A exposição a 85 decibéis por mais de 8h, pode provocar o que é conhecido como Pair (Perda Auditiva Induzida por Ruído). O contato brusco com ruído intenso por muitas horas pode resultar em trauma acústico, que provoca lesão temporária ou definitiva em diversas estruturas do ouvido. Dentre os sintomas provocados pela exposição a ruído, estão:

  • Dores de cabeça (cefaleia);
  • Alterações na pressão arterial;
  • Vertigens;
  • Zumbido;
  • Intolerância a sons intensos;
  • Problemas digestivos;
  • Enjoos;
  • Desequilíbrio hormonal;
  • Estresse;
  • Problemas cardiovasculares (em casos de pessoas que já tenham predisposição)

A irritação unida à produção em excesso dos hormônios corticosteroides e adrenocorticotróficos pode resultar, inclusive, em casos de infarto. A submissão por muito tempo a sons intermitentes pode, inclusive, comprometer a saúde de uma criança ainda no útero, no caso de uma funcionária grávida, refletindo em um comportamento agitado após o nascimento.

Importância do isolamento acústico industrial

Segundo a Norma Regulamentadora nº 15 estabelecida pela Portaria do Ministério do Trabalho nº 3.214/1978 há um limite para a exposição a ruído contínuo, conforme é mostrado na tabela a seguir:

Decibéis (dB) até 100 Tolerável por:
85 8h
86 7h
87 6h
88 5h
89 4h 30m
90 4h
91 3h 30m
92 3 h
93 2h 30m
94 2h
95 1h 45m
98 1h 30m
100 1h

De acordo com a Norma Brasileira (NBR) 10.151/2000, pertencente à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), está regulamentado que o ruído em áreas residenciais não pode ultrapassar o limite de 55 decibéis no período diurno (7h às 20h) e 50 decibéis no período noturno (20h às 7h).

Empresas que estejam instaladas próximas a áreas residenciais devem respeitar esses limites e, caso isso não ocorra, o morador incomodado pode buscar por seus direitos junto a órgãos fiscalizadores, o que resultará em advertências e multas. De acordo com matéria publicada pela Exame.com, no Distrito Federal, a penalidade pode variar entre R$20 mil a R$ 200 mil, dependendo da gravidade.

O excesso de ruído nas indústrias pode estar relacionado aos motores das máquinas ou à falta de manutenção e lubrificação dos equipamentos. Em casos de oficinas mecânicas que se utilizam de equipamentos de grande porte como: tornos, fresas, furadeiras, entre outros, é importante que os cuidados com a proteção dos trabalhadores sejam tomados. Em pequenas empresas em que as máquinas ainda são manuais e demandam a presença constante do operador, os danos podem ser muito maiores.

Cabine acústica

Entre as principais soluções para o isolamento acústico nos mais diversos ambientes, uma das mais eficazes é a cabine acústica

A cabine pode ser usada para isolar acusticamente fontes de ruído acima do limite estipulado pela legislação e suportável pelo ouvido humano, de forma que não gere desconforto nas pessoas que trabalham ou vivam nas proximidades.

Normalmente, cabines acústicas são capazes de isolar até 50 dB (A), mas também podem ser fabricadas para atender outras especificações de projeto.

As cabines acústicas industriais podem ser usadas entre outros equipamentos, como:

  • Compressores;
  • Exaustores;
  • Trançadeiras
  • Prensas;
  • Grupos geradores;
  • Fornos;
  • Moinhos;
  • Máquinas operatrizes;
  • Recravadeiras;
  • Trefiladeiras

Cabine acústica para operadores

Quando não for possível ou viável enclausurar a máquina, as cabines acústicas servem para proteger funcionários do ruído externo e manter o nível interno confortável para o exercício de suas funções.

cabine acustica para operadores

Indicada para áreas fabris bastante ruidosas, a cabine acústica para operadores é utilizada em ponto estratégico da fábrica com o objetivo de proporcionar conforto acústico para os colaboradores. Para facilitar seu uso, as cabines para operadores devem contar com portas de acesso rápido, visores acústicos em todo o perímetro da cabine permitindo visualização ampla de todo ambiente.

É necessário que os materiais utilizados sejam de alta qualidade para proporcionar melhores resultados quanto ao isolamento acústico como aço carbono, aço inoxidável ou aço galvanizado de fábrica.

Mesmo diante de um cenário econômico conturbado em que todos os setores, inclusive o industrial, precisam reduzir custos, é importante que se pense que os cuidados com a segurança não podem ser negligenciados. As indústrias que investem em isolamento acústico estão prezando não apenas pelo bem-estar de seus operários, mas prevenindo futuros prejuízos devido a más condições no ambiente de trabalho.

Deixe uma resposta

TOP