Barulho de avião aumenta risco de AVC e doenças cardíacas

por / terça-feira, 15 julho 2014 / Publicado em Variedades

Viver em lugares onde o barulho de avião é constante aumenta o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e doenças cardiovasculares, segundo uma pesquisa publicada no British Medical Journal.

O estudo analisou uma população de 3,6 milhões de pessoas que moram próximo ao aeroporto de Heathrow, no sudoeste de Londres, e sugeriu que nas áreas com maior nível de ruído os riscos de problemas de saúde desse tipo eram entre 10 e 20% maiores que o normal.barulho de avião

A pesquisa indicou um risco maior tanto para hospitalizações quanto para mortes provocadas por AVC e doenças cardiovasculares para uma parcela de 2% da população alvo do estudo – cerca de 70 mil pessoas – que vive onde o barulho de avião é mais alto.

Segundo a coordenadora do estudo, o papel exato que a exposição ao barulho pode ter sobre a saúde ainda não pode ser estabelecido, mas o ruído elevado provoca uma reação de sobressalto, que aumenta o ritmo de batimentos cardíacos e a pressão sanguínea.

O estudo analisou ainda dados sobre os níveis de ruídos em 2001 da agência de aviação civil da Grã-Bretanha, cobrindo 12 distritos de Londres e nove fora de Londres, onde os ruídos de aviões excediam os 50 decibéis – semelhante ao ruído normal de pessoas conversando numa sala silenciosa.

Os pesquisadores do Imperial College e do King’s College adaptaram a pesquisa num esforço para eliminar outros fatores que poderiam ter uma relação com AVC e doenças cardíacas, como a pobreza, origem étnica ou hábitos de tabagismo. Eles também enfatizaram que o risco maior de doenças relacionadas ao barulho de avião é menos significativo que os riscos devido aos estilos de vida, como o tabagismo, a falta de exercícios físicos ou uma dieta não saudável.

 

Deixe uma resposta

TOP