Avaliação e mitigação do ruído gerado por estabelecimentos comerciais, indústrias e tráfego

por / quarta-feira, 15 junho 2011 / Publicado em Informações Acústicas

Qualquer estabelecimento comercial ou industrial deve avaliar o impacto do ruído gerado pelas suas atividades no seu entorno próximo. Da mesma maneira, os tráfegos aéreo, rodoviário e ferroviário são outras grandes fontes de ruído que também necessitam de avaliação do impacto nas comunidades vizinhas.

O estudo do impacto pode ser realizado por meio de medições in loco, avaliação do tratamento acústico e programas de simulação por computador. As avaliações são realizadas conforme documentos normativos, tais como NBR 10151, NBR 10152, Leis de Zoneamento de Municípios, resoluções CONAMA e Normas Técnicas da CETESB, entre outros.

A partir do estudo do impacto do ruído de empreendimentos já existentes, podem ser elaboradas, quando necessário, recomendações para a sua mitigação, envolvendo barreira acústica, enclausuramento, redução do nível de ruído emitido pelo maquinário, mudanças no leiaute, mudanças na envoltória da edificação etc. Para novos empreendimentos, podem-se elaborar estudos para estimar o nível de ruído que será gerado e o impacto na comunidade vizinha, oferecendo recomendações para a mitigação do ruído desde a etapa do projeto.

TOP