Amplitude Acústica cria atenuadores de ruídos para forno de têmpera de vidros

por / quarta-feira, 31 agosto 2016 / Publicado em Atenuadores de ruídos, Isolamento acústico
atenuadores de ruídos de forno de vidro temperado

Atenuadores de ruídos diminuem nível de poluição sonora em fábrica de vidros temperados

A fabricação do vidro temperado ocorre através do aquecimento do vidro comum que é submetido a um tratamento térmico de têmpera à 650ºC, recebendo logo após jatos de ar que provocam um choque térmico. O processo térmico de temperatura melhora consideravelmente as propriedades do produto, conferindo ao vidro temperado uma resistência muito maior.

Esse tratamento ocorre no interior de fornos apropriados que contam com sistema de ventilação para exaustão do ar produzido internamente. O nível de ruído produzido pelos equipamentos, no entanto, pode ser superior a 100 decibéis fazendo com que o barulho fique acima do suportável.

A Estravetro é a indústria de vidros técnicos e de alta performance do Grupo Cinex, situada na cidade de Bento Gonçalves, na serra gaúcha. Com uma estrutura de dois mil metros quadrados, conta com máquinas de última geração para produção de vidros temperados, laminados de proteção térmica, solar e acústica e também vidros antibacterianos. Mesmo com todo maquinário moderno, a empresa tinha um problema com o barulho excessivo produzido pelos fornos para têmpera de vidro que chegou a bater os 107 decibeis.

Para resolver esse problema, a empresa contratou a Amplitude Acústica que fabricou e instalou dois equipamentos atenuadores de ruídos com o objetivo de diminuir o Nível de Pressão Sonora (NPS) de 25 dB(A). Com o resultado do isolamento, o nível de poluição sonora ficou em 82 dB(A) medidos a 1,5 m de distância e 1,2 m de altura do piso, ou seja, dentro do limite que não causa prejuízos à saúde dos funcionários.

atenuadores de ruídos de forno de vidro temperado

Características dos atenuadores de ruídos

Os atenuadores de ruídos para ventiladores com veneziana produzidos para a Estravetro contam com paineis acústicos dobrados em chapas de aço galvanizado, preenchidos internamente com lã de rocha de alta densidade, formando o duto dos atenuadores. Dentro dos dutos foram fixadas lamelas acústicas compostas de lã de rocha protegida com véu de vidro, encabeçadas com perfis em chapa de aço galvanizados. As lamelas acústicas funcionam como filtro acústico. Instaladas assimetricamente com espaço entre elas de 100 mm, permitem a vazão do ar e atenuam o ruído gerado pelo equipamento.

 

Deixe uma resposta

TOP